O prefeito de Montes Claros, no Norte de Minas, Humberto Souto (Cidadania), editou um novo decreto e promoveu mudanças significativas em meio à pandemia do novo coronavírus. A partir deste sábado (25 de abril) fica obrigatório o uso de máscaras na maior cidade do Norte de Minas.
A medida valerá enquanto durar o Estado de Calamidade Pública pelo surto de Covid-19 e estende a todas as pessoas que transitarem pelas vias, espaços públicos, utilizarem o transporte público coletivo e estabelecimentos comerciais e de serviços da cidade. Fica a cargo das empresas a responsabilidade de impedir a entrada de quem estiver descumprindo a regra. O documento prevê penalidades para quem descumprir a determinação.
O prefeito autorizou ainda, a realização de cultos e demais manifestações religiosas com presença de público. As celebrações deverão ter no máximo 45 minutos de duração. Produtos de higienização precisarão ser disponibilizados e as famílias deverão manter distância de quatro metros uma das outras.
As celebrações religiosas presenciais serão realizadas em apenas um dia por semana, com horários alternados e intervalos de, no mínimo uma hora, para evitar aglomerações interna e nas proximidades dos estabelecimentos religiosos.
Flexibilização do comércio
Ficará permitida ainda, a comercialização de bens e serviços de todos os estabelecimentos comerciais mediante a entrega dos produtos diretamente dentro do veículo do cliente, em drive thru, desde que não cause risco ao trânsito. De acordo com o texto fica autorizada a parada em frente aos estabelecimentos, pelo tempo necessário para a realização da transação comercial.
Na quarta-feira (22), a câmara de vereadores se reuniu com representantes do comércio que solicitavam a volta do funcionamento dos estabelecimentos no município. No mesmo dia, um ato simbólico pedindo a reabertura foi realizado na praça Doutor Carlos. Antes disso, no sábado (18) os empresários reuniram um abaixo assinado contento 400 assinaturas; a medida visava sensibilizar as autoridades com relação a abertura do comércio.
Hospitais de campanha
O chefe do executivo anunciou nessa quinta (23) a construção de dois hospitais de campanha com 100 leitos. A medida visa desafogar os hospitais referência no tratamento da Covid-19 no município.
A UPA Chiquinho Guimarães abrigará com 60 novos leitos, e no terceiro andar do Hospital Alpheu de Quadros, outros 40. Ressaltou ainda que a UPA está pronta para receber todos os equipamentos. Já o espaço do Alpheu de Quadros passa por uma reforma hidráulica e elétrica. “Lá com uma grande vantagem que já é um hospital e já tem uma estrutura paralela”, afirmou.
Coronavírus na cidade
O município de Montes Claros tem, até agora, seis casos confirmados de coronavírus; o sexto registrado foi divulgado no dia 22 de abril; trata-se de um paciente de 68 anos de idade que segue sendo monitorada pelo setor de epidemiologia do município e apresenta estado estável.
Dentre os casos, foi registrada ainda uma morte em decorrência do novo coronavírus; o paciente era um idoso de 69 anos que havia viajado para o estado de São Paulo. Ele veio a óbito no dia 1º de abril.
A cidade investiga outros 352 casos e 56 pacientes aguardam resultado dos testes laboratoriais. Oito pessoas permanecem internadas.