Prefeitura de Montes Claros confirma primeira morte por coronavírus no município

Redes Sociais

A Prefeitura de Montes Claros informou, na manhã deste domingo (05 de abril), a confirmação do primeiro caso de coronavírus na cidade. Trata-se do idoso, de 69 anos, com histórico de viagem a São Paulo, que faleceu na última quarta-feira (1).

De acordo com o município, ele chegou a ficar em isolamento domiciliar por 10 dias e evoluiu com quadro de dispneia progressiva e, logo depois, foi encaminhado para o hospital. Natural de Patis, no Norte de Minas, Cláudio Manoel Ricardo, morou em São Paulo por mais de 20 anos. Na capital paulista, se aposentou como metalúrgico. Ele morava no Bairro Antônio Pimenta e estava internado no Hospital Aroldo Tourinho.

Para realização do exame, foi coletado material de análise em domicílio no dia 23 de março e mais uma coleta no hospital no dia 28, todos já haviam sido encaminhados para Funed. No entanto, o caso do idoso  se agravou e evolui para óbito no dia 1° de abril.

Casos suspeitos

Conforme o boletim divulgado neste domingo, até o momento, são 793 pacientes suspeitos notificados e estão em monitoramento. Do total, 589 casos continuam sendo investigados, 155 destes foram descartados por critérios clínicos e epidemiológicos. 28 casos já foram descartados através de exame laboratorial, 21 casos por cura de sintomas respiratórios.

O número de pacientes aguardando resultado de exames é de 28 até o momento. Oito pacientes de Montes Claros estão internados, sendo que três são de outras cidades do Norte de Minas. Ao todo, 560 casos não possuem critério clínico para coleta de exame.

Além disso, dois óbitos estão sendo investigados. Dois casos, um de Montes Claros e outro de São Francisco, foram descartados para Covid-19, após resultado de exames.