Funcionários de serviços essenciais serão obrigados a usar máscaras; medida foi anunciada pelo prefeito Humberto Souto durante entrevista

O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (Cidadania) disse nesta segunda-feira (13 de abril), em entrevista a uma emissora local de TV, que irá editar um novo decreto na qual será obrigatório o uso de máscaras para os funcionários dos serviços essenciais. A medida, segundo o chefe do executivo, visa garantir maior segurança a população diante do combate ao Novo Coronavírus.

“Com referência ao isolamento o que tinha que ser feito nós já fizemos. O que nós precisamos fazer agora é incentivar a fiscalização mais ainda, no sentindo de evitar os abusos. Por exemplo, os supermercados, os bancos: está havendo superpopulação de pessoas, amontoando uma pessoa com a outra e assim por diante. O que nós temos que fazer? Vamos baixar um decreto hoje: todo funcionário de banco, todo funcionário de supermercado, todo funcionário de locais que atende o público, que tem contato, vão ser obrigados a usar máscara”, disse.

Ainda de acordo com Humberto Souto, a medida passará a valer na próxima segunda-feira (20). O prefeito lembrou ainda, durante a entrevista, que o município receberá máscaras para a população. A doação será feita pela empresa Coteminas. Cada habitante ganhará, pelo menos, dois kits. “Quando nós conseguirmos doar essa máscara nós vamos exigir que toda população use máscara para melhor a nossa segurança e dificultar a transmissão da doença entre as pessoas”. Em decreto, o uso de máscaras de tecido já é recomendado no município.

O prefeito falou ainda sobre a importância das medidas de isolamento para não congestionar a estrutura dos hospitais. “As nossas preocupações em manter as pessoas em casa, em isolar é para evitar este colapso na saúde pública”. Humberto afirmou que no momento não será feito um hospital de campanha para atender as vítimas do coronavírus. Segundo ele, essa ação deveria ter sido tomada pelo Governo Federal dada a localização de Montes Claros e a referência que a cidade tem para mais de 100 municípios que fazem a saúde pública conveniados com a cidade.

“O que nós podemos fazer: aumentar os leitos; comprar leitos nos hospitais, melhorar os respiradores, e estamos fazendo isso. Já conseguimos aumentar o nível de respiradores. Estamos agora fazendo em tratativas como é que nós vamos fazer um pequeno hospital de baixa complexidade para desafogar os hospitais ou mesmo aumentar os leitos no Aroldo Tourinho [hospital] que tem leitos ociosos. Neste estudo recebemos um pouco de dinheiro do Governo Federal e esse dinheiro nós vamos utilizar para ampliar o atendimento da saúde”.

Humberto Solto garantiu que não vai afrouxar as restrições sobre o funcionamento do comércio. “De maneira nenhuma. Uma cidade igual Montes Claros que já tem 70% das atividades funcionando não tem sentido falar isso. O que nós precisamos fazer agora é apertar a fiscalização e isso é o que nós vamos fazer. Os bancos tem que ter responsabilidade. O supermercado tem que ter responsabilidade e não pode permitir que as pessoas se aglomerem”.

O novo decreto citado pelo prefeito deverá ser divulgado nas próximas horas. A cidade decretou estado de emergência no dia 14 de março e desde então diversas medidas vem sendo adotadas para driblar a pandemia do coronavírus.