Em novo decreto prefeito de Montes Claros recomenda o uso de máscaras e prorroga medidas de segurança

Fotos: Fábio Marçal/Ascom Prefeitura

O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (Cidadania) editou, nesta segunda-feira (6 de abril), o decreto 4.017 que prorroga medidas de segurança, diante da pandemia do novo coronavírus, já estabelecidas anteriormente no decreto 4.008 de 23 de março.

A partir de agora fica recomendado o uso de máscaras caseiras para as pessoas que circulam nas vias públicas e comércio da cidade. Já os profissionais que atuam nos serviços de saúde, expostos aos locais com maior potencial de concentração de vírus, a recomendação é do uso das máscaras cirúrgicas e N95. A medida se baseia na nova orientação do Ministério da Saúde.

O novo texto estendeu, até o dia 21 de abril, a suspensão da prestação de serviços não essenciais, além da  restrição de circulação nas vias de todas as pessoas do grupo de risco; idosos acima de 60 anos e/ou portadoras de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, cardiopatias, doença respiratória, pacientes oncológicos e imunossuprimidos; e lactantes ou gestantes.

Os supermercados continuam funcionando com a capacidade máxima de lotação de até 50%, de acordo com o estabelecido no projeto de incêndio e pânico aprovado pelo Corpo de Bombeiros. Até o dia 13 de abril está autorizado o funcionamento, para venda presencial, dos estabelecimentos comerciais trabalham exclusivamente com a venda de chocolates.

O decreto dispôs ainda sobre os serviços de fisioterapia. A partir de agora é permitido o atendimento de forma individual.

Decretos

Desde o dia 14 de março, quando a prefeitura de Montes Claros decretou estado de emergência uma série de medidas vem sendo estabelecidas na cidade.

No dia 19 de março, por exemplo, a câmara municipal votou, em regime de urgência, um projeto de lei que deu mais autonomia para o executivo tomar as decisões necessárias diante da pandemia. A partir daí, diversas medidas foram detalhadas e prorrogadas para conter o avanço do novo coronavírus.