Coluna Movimento e Saúde: 7 de abril – Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde foi criado com a finalidade principal de conscientizar a população sobre aspectos envolvidos com a saúde de um indivíduo.

O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril porque essa data coincide com a data de criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948. O objetivo dessa comemoração é conscientizar a população a respeito da importância de manter o corpo e a mente saudáveis e também falar de alguns problemas de saúde que atingem a população mundial, alertando sobre os riscos e ensinando sobre a prevenção.

A cada ano um tema relacionado com a saúde é escolhido e abordado ao redor do mundo por meio de campanhas de conscientização. No ano de 2015, por exemplo, o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde foi Segurança alimentar, do campo à mesa, um tema que enfoca a necessidade de todos terem acesso a alimentos de qualidade, em quantidade adequada e de modo permanente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, saúde pode ser definida como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”. Isso quer dizer que uma pessoa saudável não é apenas aquela que não apresenta doença, mas, sim, aquela que está bem consigo mesma e também apresenta uma boa relação com a sociedade.

A promoção da saúde como forma de melhorar a qualidade de vida é um conceito que vem conquistando espaço cada vez maior entre as preocupações das pessoas. A importância do tema ganhou projeção internacional a ponto de, a partir de 1950, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definir o 7 de abril como o Dia Mundial da Saúde.

Também é importante reforçar neste Dia Mundial da Saúde a máxima de que, por mais que a ciência tenha avançado no desenvolvimento de novos recursos para o tratamento das doenças, a prevenção ainda é a abordagem mais indicada, simples e eficaz. Realizar regularmente check-ups – de acordo com o perfil e faixa etária de cada um, manter uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas são atitudes que contribuem, comprovadamente, para uma vida saudável. Da mesma forma, banir o cigarro, moderar no consumo de bebidas alcoólicas e reservar um tempo para o lazer com familiares e amigos fortalecem o corpo e a mente.

Longevidade é mais do que viver por muito tempo, é viver mais e com boa saúde, e isso implica em alguns cuidados que podem garantir uma vida mais longa, saudável e com qualidade. A promoção da saúde em todas as fases do curso da vida contribui para o processo de envelhecer mais ativo e com qualidade, o que impactará significativamente em maior autonomia e capacidade funcional na velhice.

Inclua atividade física na rotina, movimente-se. Tenha em mente que fazer qualquer atividade física, no tempo e no lugar em que for possível, é melhor do que não fazer nada.

Alimentação saudável, preferindo alimentos frescos e mais naturais, comida feita em casa.

Aproveitar os momentos de lazer e cultivar o convívio social e familiar.

Ter um sono de qualidade, o que impõe organizar o ambiente para descansar e uma rotina de horários.

Aproveite essa data, e procure avaliar sobre a sua qualidade de vida. Questione-se se seus hábitos são de fato saudáveis e faça uma clara opção pela vida. O Dia Mundial da Saúde é uma data para reflexões, alertas e, principalmente, para que cada um se conscientize sobre a importância de manter hábitos saudáveis.