Coroação de Charles não tem data definida e pode demorar meses; entenda

Foto: Divulgação

A Rainha Elizabeth II, que çteve o reinado mais longo da história do Reino Unido, morreu nessa quinta-feira (8), em sua residência de férias, o Castelo de Balmoral, na Escócia. Seu filho Charles, já é considerado rei. Sua esposa, Camilla, será Rainha Consorte, ou seja, esposa do monarca que assume o trono.

Com a sucessão, seu filho, William, agora automaticamente assume o título de Duque da Cornualha e sua esposa Catherine, Duquesa da Cornualha. Charles será oficialmente declarado rei no palácio de Saint James, em Londres, mas a cerimônia ainda não possui data definida e pode demorar meses.

Como rei, agora ele deverá decidir se vai reinar como rei Charles III ou assumir outro nome. Ele terá sua proclamação nas primeiras 24 horas após a morte de sua mãe. Como repercutido pela BBC News, isso acontece no Palácio de St James, em Londres, em frente a um corpo cerimonial conhecido como Conselho de Adesão.

Deste momento, cerca de 700 pessoas têm o direito de participar, na teoria. Devido ao curto prazo, esse número provavelmente será menor. Uma proclamação será lida em voz alta e a morte da rainha será anunciada por Penny Mordaunt MP, Lorde Presidente do Conselho Privado.

A proclamação é assinada por várias figuras importantes, como o primeiro-ministro, o arcebispo de Canterbury e o lorde chanceler. O Rei não costuma aparecer nesta reunião, mas geralmente no dia seguinte, o Conselho de Adesão se reúne novamente e o Rei está presente junto com o Conselho Privado.
Como é necessária uma grande preparação, provavelmente Charlesnão será coroado após sua ascensão.

Nos últimos 900 anos, a coroação foi realizada na Abadia de Westminster. Charles será o 40º monarca a ser coroado no local.

A coroação é realizada pelo Arcebispo de Canterbury que colocará a coroa de Santo Eduardo na cabeça de Charles.

(Com informações do site Aventuras na História).