Covid-19: transmissão em pessoas assintomáticas

Imagem: Ilustrativa Muitas dúvidas ainda surgem quando o assunto é a transmissão do novo coronavírus, visto que muitas vezes a doença não vem necessariamente acompanhada por sintomas. A Organização Mundial de Saúde explica que, mesmo que algumas pessoas não apresentem sinais, elas podem transmitir a doença. Por esse motivo, é importantante adotar todas as medidas […]
Imagem: Ilustrativa

Muitas dúvidas ainda surgem quando o assunto é a transmissão do novo coronavírus, visto que muitas vezes a doença não vem necessariamente acompanhada por sintomas. A Organização Mundial de Saúde explica que, mesmo que algumas pessoas não apresentem sinais, elas podem transmitir a doença. Por esse motivo, é importantante adotar todas as medidas preventivas.

De acordo com a médica infectologista, Claudia Biscotto, algumas pessoas podem ter o vírus e não apresentar nenhum dos sintomas, assim são chamadas de assintomáticos.

“Pessoas assintomáticas, são aquelas que, mesmo sem febre, tosse, dor de garganta, nariz escorrendo (coriza) e falta de ar, pode testar positivo para a covid-19. Há várias pesquisas epidemiológicas em andamento sobre esse assunto.”, diz a médica.


Ainda de acordo com Biscotto, não se sabe o porquê de essas pessoas não apresentarem sintomas durante toda a infecção, mas pesquisas a cerca do tema sugerem que o tempo entre o teste positivo e o início dos sintomas nesses casos pode variar de 3 a 7 dias.

Janaína Lopes foi testada positivo no início do ano para o Covid-19. Segundo ela, durante o período infectada, não apresentou nenhum sintoma. A dona de casa relata que descobriu só porque seu marido havia contraído e apresentado os sintomas.

“No início do ano meu marido acabou pegando a doença, e como temos criança pequena em casa, todo cuidado é pouco. Assim que ele apresentou os sintomas, eu quis fazer o teste por precaução mesmo e para minha grande surpresa também estava infectada, mesmo sem apresentar nenhum sinal, diferentemente do meu marido que teve todos os sintomas.”, relata Janaína.

RECOMENDAÇÕES

O Ministério da Saúde orienta que as medidas de prevenção são essenciais para toda a população e evita a propagação do vírus.

° Evitar aglomerações;

° Sempre usar máscara ao sair de casa;

° Manter distância de dois metros de outras pessoas;

° Higienizar as mãos e superfícies de contato com álcool em gel 70% (ou sabão comum e água);

° Evitar tocar os olhos, a boca e o nariz; e

° Seguir as regras de distanciamento social.

 

 

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas – Funorte, Leila tem ampla experiência na comunicação, atuando como editora-chefe de redação, além de passagens por Tv assessorias de imprensa, agências de publicidade e jornais online. Atualmente, integra a equipe do Portal Webterra, onde alia expertise e compromisso para entregar conteúdos precisos e relevantes. Leitora voraz e engajada em causas sociais, Leila mantém seu trabalho guiado pela ética e excelência jornalística.