Covid-19: transmissão em pessoas assintomáticas

Imagem: Ilustrativa

Muitas dúvidas ainda surgem quando o assunto é a transmissão do novo coronavírus, visto que muitas vezes a doença não vem necessariamente acompanhada por sintomas. A Organização Mundial de Saúde explica que, mesmo que algumas pessoas não apresentem sinais, elas podem transmitir a doença. Por esse motivo, é importantante adotar todas as medidas preventivas.

De acordo com a médica infectologista, Claudia Biscotto, algumas pessoas podem ter o vírus e não apresentar nenhum dos sintomas, assim são chamadas de assintomáticos.

“Pessoas assintomáticas, são aquelas que, mesmo sem febre, tosse, dor de garganta, nariz escorrendo (coriza) e falta de ar, pode testar positivo para a covid-19. Há várias pesquisas epidemiológicas em andamento sobre esse assunto.”, diz a médica.

Ainda de acordo com Biscotto, não se sabe o porquê de essas pessoas não apresentarem sintomas durante toda a infecção, mas pesquisas a cerca do tema sugerem que o tempo entre o teste positivo e o início dos sintomas nesses casos pode variar de 3 a 7 dias.

Janaína Lopes foi testada positivo no início do ano para o Covid-19. Segundo ela, durante o período infectada, não apresentou nenhum sintoma. A dona de casa relata que descobriu só porque seu marido havia contraído e apresentado os sintomas.

“No início do ano meu marido acabou pegando a doença, e como temos criança pequena em casa, todo cuidado é pouco. Assim que ele apresentou os sintomas, eu quis fazer o teste por precaução mesmo e para minha grande surpresa também estava infectada, mesmo sem apresentar nenhum sinal, diferentemente do meu marido que teve todos os sintomas.”, relata Janaína.

RECOMENDAÇÕES

O Ministério da Saúde orienta que as medidas de prevenção são essenciais para toda a população e evita a propagação do vírus.

° Evitar aglomerações;

° Sempre usar máscara ao sair de casa;

° Manter distância de dois metros de outras pessoas;

° Higienizar as mãos e superfícies de contato com álcool em gel 70% (ou sabão comum e água);

° Evitar tocar os olhos, a boca e o nariz; e

° Seguir as regras de distanciamento social.

 

 

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pela Funorte, Leila tem uma sólida trajetória na comunicação, com vasta experiência em diversos veículos de imprensa. Atualmente, faz parte da equipe do Portal Webterra, onde se destaca pela entrega de informações precisas e relevantes, sempre comprometida com a qualidade e a integridade jornalística.