Bar é multado duas vezes na primeira noite de implantação da 4ª fase de flexibilização das atividades econômicas em Montes Claros

Um barzinho localizado no Bairro São José, em Montes Claros, foi multado duas vezes nessa quinta-feira (18 de junho), na primeira noite de abertura da quarta fase de flexibilização das atividades econômicas do plano “Avança Moc com Responsabilidade”; (veja o vídeo abaixo). De acordo com a prefeitura do município, o estabelecimento descumpriu diversas medidas do decreto, dentre elas o afastamento de mesas para evitar aglomeração de pessoas.

Na primeira vistoria, segundo a prefeitura, a Guarda Municipal fiscalizou, orientou os funcionários e multou o estabelecimento em 10 Unidades de Referência Fiscal de Montes Claros (UREF-MC); como o proprietário não acatou as medidas sanitárias, o bar foi novamente fiscalizado pelos agentes que lavrou outra multa em 50 UREF-MC, totalizando 60. Cada unidade equivale a R$37,51. Portanto, a multa ao estabelecimento chegou a R$ 2.250,60.

Além deste bar, outros quatro estabelecimentos foram multados nos Bairros Vila Ipiranga, Morada do Sol, Estrada da Produção e Avenida Geraldo Athayde. A Prefeitura de Montes Claros esclareceu que nenhum estabelecimento teve o alvará de funcionamento cassado. Uma reunião entre a procuradoria e a Guarda Municipal está sendo realizada nesta tarde, na qual irão decidir se os locais poderão funcionar ou não, após adequarem as medidas sanitárias estabelecidas no decreto.

Quarta fase de flexibilização

Durante a quarta fase de flexibilização restaurantes, shoppings, salões de beleza e parques voltaram a funcionar seguindo diversas medidas de restrições para evitar o contágio do novo coronavírus. Os bares, por exemplo, deverão manter o afastamento mínimo de dois metros entre cada cliente, com exceção de grupos familiares. Os usuários devem usar máscaras, que podem ser retiradas somente durante a refeição. O horário de funcionamento poderá será das 8 às 22 horas, de domingo a quinta-feira; e das 8 às 23 horas, nas sextas e sábados.

**Escrita pelo repórter Carlos Alberto Jr.