Shoppings centers, bares e restaurantes voltam a funcionar nesta quinta-feira (18) em Montes Claros

Foto: Divulgação

A quarta fase da flexibilização das atividades econômicas em Montes Claros entra em vigor nesta quinta-feira (18 de junho), a partir de agora, academias, salões de beleza, bares, restaurantes e shopping centers poderão funcionar com restrições. Além de parques públicos e áreas de lazer em condomínios, hotéis e comemorações particulares com 25 pessoas.

Em entrevista nesta quarta-feira (17 de abril), o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (Cidadania), afirmou que o plano “Avança Moc, com Responsabilidade”, anunciado no dia 20 de maio, prevê a flexibilização em cinco etapas. Para ele o país não pode ficar fechado eternamente e a cidade está privilegiada em virtude das medidas que foram estabelecidas.

“Nesta etapa [quarta] é a mais vigorosa, com mais estabelecimentos abrindo onde vão aglomerar um maior número de pessoas. Então é muito importante que nós todos tenhamos a responsabilidade e a consciência deste acontecimento. Não adianta nada a gente abrir hoje demais, achar que está tudo normal que as coisas voltaram ao normal e depois a gente não conseguir manter essa abertura eternamente. Então eu acho que a gente deve ter calma e a população deve ter compreensão, participação neste processo”.

Regras de funcionamento

Os estabelecimentos devem atender uma série de regras para evitar a transmissão do coronavírus. Os bares e restaurantes deverão manter o afastamento mínimo de dois metros entre cada cliente, com exceção de grupos familiares. Os usuários devem usar máscaras, que podem ser retiradas somente durante a refeição. O horário de funcionamento poderá será das 8 às 22 horas, de domingo a quinta-feira; e das 8 às 23 horas, nas sextas e sábados.

Nas academias o número de clientes deve ser, no máximo, de 30% da capacidade e cada um poderá ficar, no máximo, 90 minutos, por dia, no estabelecimento e deve haver um intervalo de 15 minutos para a chegada do próximo grupo, permitindo-se que se faça a limpeza do local antes de mais alunos começarem os exercícios.

Os salões de beleza e barbearia devem obedecer à ocupação máxima de dois metros quadrados por pessoa, o local e instrumentos de trabalho devem se higienizados duas vezes ao dia. O bebedouro de água deve ser lacrado e os trabalhadores e clientes, deverão trazer recipientes de água de suas casas.

Nos hotéis e similares está proibida a utilização de várias pessoas no mesmo quarto a não ser que sejam da mesma família. Os usuários não deverão utilizar as áreas comuns, como piscinas, saunas, áreas de lazer e academias;

Os shopping center devem funcionar com horário especial para atendimento de pessoas do grupo de risco e os restaurantes e demais praças de alimentação poderão funcionar somente após a autorização da Autoridade Sanitária Municipal, a distância mínima de 2 metros entre os clientes nas áreas comuns deve ser obedecida. O número de clientes em uma loja não pode ser maior do que 50% da capacidade. Em todos os locais devem ser disponibilizados meios de higienização como água e sabão e álcool em gel na concentração de 70%.

Novos leitos

Foto: Wesley Gonçalves

De acordo com a Prefeitura Municipal, novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), habilitados na cidade reduziram a taxa de ocupação hospitalar em Montes Claros. A informação foi divulgada em reunião na terça-feira (16), entre os membros do Centro Integrado de Comando e Controle Local de Enfrentamento à Covid-19 (CICCL).

De acordo com o Centro Integrado, foram credenciados 74 novos leitos de UTI, distribuídos entre os hospitais Santa Casa, Dilson Godinho, Aroldo Tourinho, Mário Ribeiro e Universitário Clemente de Faria. Com isso, a capacidade do município de atender pacientes quase dobrou. A cidade contava, antes do início da pandemia do coronavírus, com apenas 75 leitos.

A secretária municipal de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta, afirmou que “esses leitos reduzirão a nossa taxa de ocupação, dando mais segurança neste momento de flexibilização. É importante destacar que os novos leitos nos dão uma folga, mas ainda estamos em meio a uma pandemia e, por isso, os cuidados devem ser mantidos”, afirmou.

**Escrita pelo repórter Carlos Alberto Jr.