A Defesa Civil de Minas Gerais disparou, nesse sábado (17), uma comunicado de alerta orientando a população, a partir de 6 meses, a se vacinar contra a gripe em Belo Horizonte.
A capital mineira decretou situação de emergência em saúde pública por causa do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), em 30 de abril.
“Belo Horizonte em emergência respiratória! Vacina contra gripe disponível para todos acima de 6 meses. Vá a unidade de saúde!”, diz o alerta via mensagem de celular.
A vacina já está disponível nos 153 centros de saúde de Belo Horizonte.
De acordo a Saúde, a vacinação contra o vírus da influenza é uma medida cautelar para evitar o agravamento dos sintomas e da superlotação do sistema de saúde.
Conforme a Defesa Civil, o alerta foi em apoio à Secretaria de Estado de Saúde.
Além do vírus influenza, a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) pode ser causada pelos vírus coronavírus, rinovírus, sincicial respiratório, entre outros.
Ainda de acordo com a prefeitura de BH, desde janeiro até essa última semana foram feitas 7.051 solicitações de internação por doenças respiratórias no SUS.
Do total, 1.365 pedidos foram para crianças menores de 1 ano e 2.540 para idosos com 60 anos ou mais.
Recém-nascidos, bebês e idosos são os públicos mais propensos à internação devido à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Ao todo, 141 mortes causadas pelo SRAG já foram confirmadas pela Secretaria de Estado da Saúde.