Evento online e gratuito promove oficina de estratégias para lidar com a ansiedade

Uma pesquisa da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais do Ensino Superior (Andifes) revelou que 8 em cada 10 alunos relataram sentir ansiedade no dia a dia durante todo a trajetória acadêmica. O medo de não conseguir atingir as notas, a incerteza do futuro e o acúmulo de matérias fazem com que os estudantes estejam cada vez mais sob pressão. Pensando em ajudar todos os universitários a criarem estratégias para lidar melhor com todas essas questões, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPp) da Newton Paiva promoverá uma oficina GRATUITA e online no dia 11/5 (quinta-feira).

De acordo com psicóloga Marley Marques Zeferino, do Centro Universitário Newton Paiva, foi observado que no final do semestre os alunos já estão mais cansados e mais perto das provas finais. Por conta disso, o estresse já está mais elevado, fazendo com que o nível de aprendizagem diminua podendo gerar crises de ansiedade. “Ao gerir melhor as suas emoções o aluno consegue lidar com as pressões e compromissos acadêmicos, tendo mais facilidade de concentrar e reter melhor o conhecimento. Isso faz com que se sinta mais confiante no momento das provas, conquistando melhores resultados”, explica Marley.

Ajudar o estudante que encontra obstáculos na graduação e facilitar sua aprendizagem é o principal objetivo do Reconecta, projeto criado no ano passado e que faz parte das ações do NAPp. “O nome é justamente para que o aluno se reconecte com os estudos, pois podem se perder de vez em quando durante a graduação”, conta a psicóloga. Além disso, a entrada no Ensino Superior costuma ser desafiadora, uma vez que é preciso que o estudante aprenda novas formas de assimilar o conhecimento. A cada semestre, mudam as disciplinas e professores, fazendo com que tenha que se reinventar no aprendizado.

As oficinas do Reconecta são para toda a comunidade. Elas acontecem durante o semestre abordando temáticas referentes a aprendizagem, e sempre em dois horários para que os alunos de diferentes períodos possam participar. “Recebemos inscrições de todo o país, independentemente da instituição de ensino do aluno. E o melhor, oferecemos dois horários para que todos possam se programar e aproveitar ao máximo essa oportunidade”, pontua Marley.

 

Para saber mais e fazer a inscrição de forma gratuita, basta acessar aqui.

 

Serviço:

Oficina Estratégias para lidar com a ansiedade

Data: 11/5, quinta-feira

Horários: 12h e 18h

Local: Online

Inscrições: Site