Foi divulgada a lista dos indicados a premiação mais glamorosa e de alto prestigio no mundo, o Oscar. Sempre tem expectativas para essa lista de indicações ao prêmio da academia, mas sem dúvidas quem acompanhou os lançamentos de filmes do último ano sabia que o interesse de todos é para os dois filmes. Os “azarões” Barbie e Oppenheimer, que quebraram recordes de bilheteria em 2023. Falo azarões pois não eram os filmes mais esperados pelo público no ano que passado.
Mas meu interesse e acredito que de muitos, seria quantas indicações cada uma dessas produções iria alcançar. Sem surpresa para mim, e para espanto de muitos, aconteceu o que eu já esperava. Oppenheimer teve mais indicações, alcançou a marca de 13 no Oscar, já Barbie teve 8 indicações para a estatueta.
O que vale salientar é que nesta última década, é claro que após muitas críticas duras do público. Críticas essas que partiu de espectadores exigentes e de um nicho específico. Público esse que teve um aumento significativo e de certa forma, e fortaleceu o cinema na guerra contra os stremings. Estou me referindo aos amantes de filmes de heróis, tanto da Dc Comics e principalmente Marvel.
Analise essa que percebemos que nas últimas honrarias, tivemos indicações a filmes desse nicho. E que serve como exemplo, um filme atrelado a histórias em quadrinhos que ganhou as premiações importantes do Oscar. Joker (Coringa) foi condecorado com as estatuetas de melhor ator com Joaquin Phoenix, de melhor filme e ainda mais nove premiações.
É perceptível que os críticos da academia vêm mudando do Oscar ano a ano com essas produções tidas como popular. A minha opinião é que cada vez mais esses filmes estarão no patamar dos críticos a cada ano que passa.
E para saber mais sobre o Oscar confira nosso canal Nerd Sem Filtro no YouTube.