A Câmara Municipal de Montes Claros realizou, nessa segunda-feira (29), audiência Pública para discutir medidas efetivas que possam ser implementadas para ampliar a segurança dos ciclistas no trânsito. O evento contou com a participação de autoridades civis, militares, representantes de associações, ciclistas e populares.
Autor da proposição para realização do evento, o segundo secretário da Casa, vereador Wilton Dias (PTB) pontuou que várias ocorrências em que ciclistas foram atropelados e inclusive perderam a vida, estão sendo registradas com recorrente frequência em Montes Claros e região.
O ciclismo é um esporte que vem crescendo nos últimos anos. Isso se deve ao fato de que além do ciclismo ser uma atividade extremamente prazerosa e feita ao ar livre, ele alia a possibilidade de ir a lugares diferentes e mais afastados, de ser praticado em família e em ambientes naturais.
“A prática do esporte é muito positiva para a saúde física e mental do indivíduo. Por essas razões, o que buscamos é encontrar mecanismos que possam ser implementados pelo município com o apoio desta Casa legislativa, desde a melhoria da mobilidade urbana à conscientização de motoristas e ciclistas quanto ao respeito as leis de trânsito e prática respeitosa do esporte”, destacou Wilton Dias.
O presidente da Associação dos Ciclistas de Montes Claros – Aciclomoc, Sérgio Costa observou que vários sinistros envolvendo ciclistas vítimas do trânsito, alguns fatais tem um fator em comum: impunidade ou a tão amarga quanto, sensação de impunidade.
“A impunidade fomenta a negligência e a imprudência dos motoristas, essa solução requer ação de âmbito federal, fora do alcança da municipalidade, mas precisamos fazer o que estiver dentro de nossas atribuições para evitar que Montes Claros seja conhecida no cenário nacional como a cidade que fere e mata ciclistas. Sabemos que a atuação administração foi a que mais fez pelos ciclistas da cidade, com planejamento e execução de ciclo estruturas como nenhuma outra administração, mas precisamos de intervenções que possam dar mais segurança aos ciclistas”, afirmou o presidente da Aciclomoc.
O Vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, registrou o empenho do município em melhorar a mobilidade urbana e oferecer estrutura segura para os ciclistas.
“Estamos atentos e trabalhando para atender as demandas e oferecer mais segurança para os ciclistas da nossa cidade e nos colocamos à disposição para discutirmos outras ações necessárias, bem como nos comprometemos a realizar estudos de viabilidade para ampliação das ciclofaixas e campanhas educativas no município”, finalizou Guilherme Guimarães.
Demandas
Entre as demandas apresentadas na audiência pública estão:
Instalação de outdoors permanentes nas rodovias que cortam a cidade de modo a levar informação amparada na legislação aos motoristas transeuntes;
Ampliação e estabelecimento de uma periodicidade frequente de campanhas educativas que contemplem todos os envolvidos no trânsito, para que entendam seus direitos e deveres na relação com os ciclistas;
Fiscalização e aplicação de multas em infratores que invadem ciclovias, ameaçam ciclistas e outras infrações do gênero;
Ampliação da malha cicloviária de Montes Claros para que o deslocamento de bicicletas seja efetivamente interconectado.