O crescente protagonismo das mulheres na política norte mineira vem ganhando cada vez mais força, como a atual prefeita de Varzelândia, Valquíria Cardoso, reeleita e apontada como uma das melhores prefeitas da região, além de diversas outras cidades que apostaram no empoderamento da mulher que está transformando a política regional.
Porteirinha, como a maioria das povoações da região, originou-se a partir de uma pousada de viajantes à margem de um rio. O local onde se originou a povoação era apenas um movimentado ponto de pousada para os viajantes que advinham do sul do estado e do país, vindos do estado da Bahia e de vasta região do nordeste brasileiro, e os que faziam o percurso de volta. A estrada que ali passava vinha da Bahia, passava por diversos pontos de pousada: Espinosa, Monte Azul, Mato Verde e Porteirinha, continuava passando por Riacho dos Machados e seguindo adiante. Na cidade, com pouco mais de 40 mil habitantes, o nome de Branquinha aparece como candidata a prefeita e vem sendo comentado nas rodas de conversa e redes sociais como a candidata favorita a assumir o executivo em 2024. Outros nomes também aparecem nessa corrida: o ex-prefeito Silvanei, que não conseguiu se eleger para o cargo de deputado estadual e ainda o atual prefeito Juracy Freire, que exerce o terceiro mandato.
Nelza Pereira da Silva é o nome de batismo de Branquinha que cresceu na região da Lagoa do Mato e por muitos anos viveu com outras famílias, onde ganhou muitos aprendizados e familiares que se tornaram do coração como os de sua família biológica. Ao longo de muitos anos, Branquinha vem se dedicando ao trabalho e à luta por causas sociais. Atuou nos serviços do CRAS, CREAS e na antiga Casa de Passagem (hoje Unidade de Acolhimento), até que chegou neste que é o marco de sua vida profissional e de dedicação ao próximo, o que a levou ao reconhecimento social pelo trabalho em prol do ser humano, quando este já não tem esperanças e está perdido no mundo das drogas ou do álcool. Em Porteirinha, apoiada pela Prefeitura, pelo Ministério Público e por amigos, ela atuou na Rede Rafah e hoje é a principal referência do trabalho dedicado do Centro de Apoio Familiar Especializado Álcool e Drogas (CAFE-AD).
Ao fim das eleições presidenciais mais conturbadas da história do país, agora caciques e lideranças políticas regionais já se movimentam para eleger prefeitos e vereadores dos seu núcleos e assim, um novo jogo já começa. Para o próximo pleito, o que pode se esperar é um pouco mais de tranquilidade em todo o norte de Minas onde ao que tudo indica, a presença feminina está vindo com total força nas disputas. Em Montes Claros, a Deputada Leninha (PT), vice presidente da ALMG, também é apontada como possível candidata do grupo do presidente Lula ao executivo municipal e pode provocar grandes abalos na disputa pela maior cidade do Norte de Minas.
Em Japonvar, a atual diretora executiva do Cisrum Samu Macro Norte, Detinha Souza, também poderá entrar na disputa com o Ex-prefeito Leonardo Durães, que comandou o município por 3 mandatos, porém, o atual prefeito Welson Gonçalves vem forte na disputa pela reeleição sendo apontado como favorito. Nos bastidores o jogo já começou e a partir de agora, tudo pode acontecer até que as pesquisas indiquem os favoritos e favoritas ao comando das prefeituras de todo o norte de minas.