Novo Arcebispo Metropolitano Dom José Carlos toma posse neste domingo (19), em Montes Claros  

Foto: Pascom Catedral

Neste domingo (19), o novo arcebispo dom José de Souza Campos, tomará posse, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, em Montes Claros. Segundo a Arquidiocese, na cerimonia de posse estão confirmados a presença de arcebispos, bispos, padres, representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o clero da Arquidiocese de Montes Claros.

São aguardados também no evento, autoridades públicas e políticas da região, além de caravanas vindas de Itaúna/MG, cidade natal do arcebispo eleito, de Divinópolis e das 68 paróquias da Arquidiocese de Montes Claros, o que compreende 40 municípios.

Para o monsenhor Silvestre José de Melo, administrador diocesano de Montes Claros, este momento será importante e significativo para toda igreja no Norte de Minas.

Foto: Pascom Catedral

“Naturalmente, este memorando será também ocasião para expressarmos nossa unidade e comunhão eclesial com o novo arcebispo, no espírito da sinodalidade tão apontada pelo Papa Francisco como uma das principais prioridades da Igreja”, disse.

A posse que está marcada para às 18h deste domingo (19), será transmitida pelo canal do YouTube da Arquidiocese de Montes Claros e da Catedral.

Foto: Pascom/Divulgação

Ainda segundo a organização , neste domingo (18), as celebrações eucarísticas em Montes Claros e outras cidades e comunidades que compõem a Arquidiocese de Montes Claros serão concentradas na parte da manhã, a fim de que os “padres, diáconos, agentes de pastoral, leigos e leigas possam se fazer presentes na posse canônica”.

Ana Maria Pereira de Lima, faz parte da Associação Católica Legião de Maria, da Paroquia do bairro Santos Reis, em Montes Claros. Segundo ela, com a chegada do novo arcebispo, é esperado um grande crescimento para a arquidiocese.

“Todos os arcebispos que passaram pela nossa arquidiocese deixaram sua marca e fizeram a diferença no pastoreio com muita unção. A chegada de  Dom José, com toda certeza, será um grande crescimento para nós em todos os sentidos, pois é um sangue novo nas veias da nossa igreja. Assim, novas ideias e mais dinamismo no espírito de sinodalidade”, disse.

Foto: Pascom Catedral

Barbara Pereira, de 28 anos, também espera com expectativa a chegada de Dom José a Montes Claros. A jovem contou ao Portal Webterra, a importância do arcebispo para a decisão sobre questões administrativas e para o fortalecimento da fé dos fieis.

Eu acho que o arcebispo é um representante muito importante na igreja católica, porque ele que toma as decisões pelo povo na arquidiocese, nos ajuda a seguirmos firmes na nossa fé na igreja. A expectativa é muito grande porque com a sua chegada esperamos que ele traga melhorias para as paróquias da nossa cidade, que ele olhe para as necessidades de cada paróquia, e do nosso povo, e que possa continuar com os bons trabalhos dos anteriores e que melhore cada vez mais”, destacou.

A primeira visita de dom José Carlos à Montes Claros antes da posse

Fotos: Laura Tupinambá/Divulgação

Dom José Carlos foi nomeado pelo papa no dia 14 de dezembro de 2022. O novo arcebispo eleito visitou Montes Claros no final do ano de 2022.

A visita durou três dias e teve como propósito conhecer as estruturas arquidiocesanas e ter um primeiro contato com seu futuro clero e rebanho.  Dom José Carlos conheceu a Sede dos Vicariatos e se reuniu com o Colégio dos Consultores da Arquidiocese de Montes Claros. Visitou a casa episcopal, o Palácio Santa Cruz, conhecido como Palácio do Bispo, onde funcionam a Cúria Arquidiocesana, o Tribunal Eclesiástico e o Arquivo Arquidiocesano.

Conheceu o Centro Administrativo e o Seminário Maior Imaculado Coração de Maria. Encontrou com os padres, diáconos e religiosos(as). Celebrou missa com todos que estiveram presentes na Catedral Metropolitana.

 

História de Dom José Carlos

Foto: Divulgação

Dom José Carlos Souza Campos Dom José Carlos Souza Campos, nasceu em Itaúna- MG, no dia  03 de Janeiro de 1968. Em 1983, entrou para o Seminário Diocesano, em Divinópolis. Morou em cidades como Pará de Minas, no seminário, em 1984 e 1985 e Belo Horizonte onde cursou filosofia e teologia.

Dom José Carlos, fez seu curso de mestrado em teologia na Pontificia Università Gregoriana, em Roma, de 2000 a 2002. Sua tese trabalhou a seguinte questão: Na pergunta sobre o homem, a inevitável pergunta sobre Deus. Um percurso de antropologia filosófico-teológica, na obra de Juan Alfaro. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em Itaúna, no dia 30 de maio de 1993.

Durante boa parte de sua vida exerceu o magistério. Jose Carlos foi professor em Belo Horizonte e Pará de Minas. Trabalhou no Colégio Berlaar Sagrado Coração de Maria, como professor de Língua Portuguesa. Lecionou filosofia e espanhol no Seminário São José. Foi professor de filosofia da religião, antropologia filosófica e outras disciplinas nas escolas da região.

No dia 26 de fevereiro de 2014 foi nomeado pelo papa Francisco como bispo da Diocese de Divinópolis, e no dia 25 de maio do mesmo ano foi ordenado bispo e tomou posse na Diocese. Nesta quarta-feira,  14 de dezembro de 2022, foi nomeado pelo papa Francisco como arcebispo da Arquidiocese de Montes Claros.

Rodrigo Barbosa
Jornalista de formação pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte, em 2018. Natural de Montes Claros-MG, tem passagens por assessoria de comunicação, portais de notícias e redações de jornais, sendo impresso e online.