Papa Francisco nomeia Dom José Carlos Souza Campos como novo arcebispo de Montes Claros

Foto: Divulgação

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (14), Dom José Carlos Souza Campos, como o novo arcebispo de Montes Claros. Dom José Carlos, até então era bispo na cidade de Divinópolis/MG e será o quarto arcebispo da cidade de Montes Claros.

Segundo a Arquidiocese,  desde dezembro de 2021, ocorreu um período chamado “Sede Vacante”, desde a nomeação de Dom João Justino de Medeiros Silva, como arcebispo, em Goiania.

De acordo com a arquidiocese, o novo arcebispo visitará Montes Claros entre os dias 27 e 29 de dezembro. Já a posse canônica será no dia 18 de fevereiro de 2023, às 18h, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.

 

História de Dom José Carlos

Dom José Carlos Souza Campos Dom José Carlos Souza Campos, nasceu em Itaúna- MG, no dia  03 de Janeiro de 1968. Em 1983, entrou para o Seminário Diocesano, em Divinópolis. Morou em cidades como Pará de Minas, no seminário, em 1984 e 1985 e Belo Horizonte onde cursou filosofia e teologia.

Dom José Carlos, fez seu curso de mestrado em teologia na Pontificia Università Gregoriana, em Roma, de 2000 a 2002. Sua tese trabalhou a seguinte questão: Na pergunta sobre o homem, a inevitável pergunta sobre Deus. Um percurso de antropologia filosófico-teológica, na obra de Juan Alfaro. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em Itaúna, no dia 30 de maio de 1993.

Durante boa parte de sua vida exerceu o magistério. Jose Carlos foi professor em Belo Horizonte e Pará de Minas. Trabalhou no Colégio Berlaar Sagrado Coração de Maria, como professor de Língua Portuguesa. Lecionou filosofia e espanhol no Seminário São José. Foi professor de filosofia da religião, antropologia filosófica e outras disciplinas nas escolas da região. No dia 26 de fevereiro de 2014 foi nomeado pelo papa Francisco como bispo da Diocese de Divinópolis, e no dia 25 de maio do mesmo ano foi ordenado bispo e tomou posse na Diocese. Nesta quarta-feira,  14 de dezembro de 2022, foi nomeado pelo papa Francisco como arcebispo da Arquidiocese de Montes Claros.