Garantir a segurança dos pedestres durante a travessia das vias. Essa é a função da faixa de pedestres, sinalização que existe na maioria das ruas das cidades do nosso país. Ela garante a proteção de quem atravessa, evita acidentes e mantém o trânsito organizado.
Infelizmente muitos ainda não respeitam, mas parar antes da faixa de pedestres, dando preferência de passagem a pessoa sobre a faixa, é uma obrigação do motorista. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, não dar preferência é considerada uma infração, rende multa e pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Ao dar passagem para o pedestre na faixa, o motorista não está apenas exercendo sua cidadania, está cumprindo com uma lei.
Sendo assim, sempre que chegar numa faixa, diminua a velocidade e redobre a atenção para ver se algum pedestre quer atravessar.
Segundo o levantamento, o trânsito fez 329 vítimas fatais entre janeiro e maio de 2022 – a maior taxa dos últimos cinco anos. Os motociclistas lideram o número de cidadãos que foram a óbito nas vias paulistanas, com 46%. A análise também mostra que o maior número de vítimas tem entre 18 e 24 anos.
Em Montes Claros, houve um aumento de 2022 em relação ao ano anterior, em registros de acidentes relacionados ao trânsito na cidade, conforme mostra o gráfico acima.
O Papel do Motorista
Configura-se papel do motorista deixar o pedestre atravessar, a não ser que haja um semáforo com luz verde para os veículos. O carro deve parar antes da faixa – e não em cima -, e continuar a andar apenas quando a pessoa tiver completado a travessia.
O papel do pedestre
A regra vale para qualquer pessoa nas ruas: obedecer as normas de trânsito, sempre respeitando a sinalização. Com os pedestres, portanto, não é diferente.
Ele deve atravessar na faixa de segurança quando houver uma, estar atento aos semáforos e focos de pedestres, além de evitar distrações ao andar.
Um fator interessante é que os direitos de passagem são estendidos também para ciclistas e indivíduos com outros veículos não pressurizados, desde que estejam em suas devidas faixas.
Embora a pessoa tenha prioridade na travessia, exceto quando há semáforos, cabe a ela também verificar algumas condições e cumprir seu papel com consciência.