O papel do banco de leite humano na promoção da saúde materno infantil

Foto: Wesley Gonçalves/Ascom HUCF

O Banco de Leite Humano (BLH) é responsável por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e execução de atividades de coleta da produção lática da nutriz, seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição, sendo proibida a comercialização dos produtos por ele distribuídos.

Em Montes Claros, o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) possui Posto de Coleta de Leite Humano, assim como a Santa Casa e Hospital das Clínicas Mário Ribeiro (HCMR). A referência é ao Hospital Aroldo Tourinho (HAT), pois é o único na cidade que tem Banco de Coleta de Leite Humano.

A Maternidade Maria Barbosa, do Hospital Universitário Clemente de Faria, é reconhecida pela excelência no atendimento às puérperas e recém-nascidos. Este reconhecimento também abrange o trabalho de promoção e incentivo ao aleitamento materno. Todo leite arrecadado no HU é levado para o HAT para ser pasteurizado e volta para ser consumido pelos recém-nascidos prematuros.

O Hospital da Unimontes recebeu, em dezembro de 2021, o Certificado da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH) que reconhece os relevantes serviços prestados à comunidade na luta e dedicação à Promoção e Apoio ao Aleitamento Materno. O serviço é voltado para a orientação, recolhimento e captação de leite para bebês prematuros ou de baixo peso que não podem ser alimentados pelas próprias mães.

Com atendimento gratuito, bancado 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o HUCF integra uma rede de 301hospitais do país certificados com o título de “Hospital Amigo da Criança”, que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a amamentação é a principal forma de fornecer ao bebê os nutrientes necessários para sua sobrevivência e seu desenvolvimento. Nos primeiros seis meses de vida, deve ocorrer o aleitamento materno exclusivo, sema complementação com nenhum alimento. Atualmente, o Brasil possui ainda 222bancos de leite humano e 219 postos de coleta, entre eles a unidade do HUCF.

Ampliação da coleta de leite materno e dos atendimentos

Dados levantados pela Maternidade Maria Barbosa mostram a ampliação e a melhoria das atividades do posto de coleta de leite humano do HUCF em 2022, com ampliação da coleta deleite humano e do trabalho desenvolvido junto às mães doadoras. Os números positivos ressaltam a importância e a necessidade de ampliar o estoque para atender ainda mais recém-nascidos que precisam do leite materno desde os primeiros dias devida até pelo menos dois anos, como preconiza o Ministério da Saúde (MS).

Em todo o ano passado foram coletados 648,92 litros de leite materno, com um crescimento de 21,04% em relação a 2021 (quando foram coletados 563,08 litros de leite humano). Em 2022,o Posto de Coleta Humano do Hospital Universitário realizou 1.167 atendimentos individuais, com um aumento de 30,5% em relação ao ano anterior (1.177).

Houve uma grande elevação nos atendimentos em grupo dentro da Maternidade Maria Barbosa, que saíram de642 em 2021 e passaram para 1.777 em 2022 (variação de 176,79%). O aumento do benefício para os recém-nascidos da UTI Neonatal do hospital também foi significativo: saiu de 214 atendidos em 2021 para 266 no ano passado (alta de22,90%). A quantidade de leite materno recolhida de doadoras diretamente no posto de colega do HUCF subiu de476,47 litros (2021) para 504,128 litros (2022).

Ainda em 2022, foram realizadas 740 visitas domiciliares (crescimento de 3,93% em relação ano anterior), 256 doadoras cadastradas, 266 receptores e 504,128 litros chegaram aos recém-nascidos através das mães voluntárias.

Serviço:

Quem quiser se tornar doadora do Posto de Coleta de Leite Humano do HUCF: basta ligar para os telefones: (38) 3224-8314 ou 3224-8329, que as servidoras do HUCF irão recebera doação do leite humano em sua casa.

 

com informações HUCF