Instagram exclui contas e remove seguidores de anônimos a famosos; entenda falha

O Instagram está investigando um problema que impede milhares de usuários de acessar a plataforma de compartilhamento de fotos, com vários deles reclamando da suspensão de suas contas.

“Estamos cientes de que alguns de vocês estão tendo problemas para acessar sua conta do Instagram. Estamos investigando e pedimos desculpas pelo inconveniente”, disse a rede social controlada pela Meta.

Um porta-voz do Instagram não comentou sobre a suspensão das contas. Vários usuários do Instagram escreveram no Twitter que o aplicativo pede email e número de telefone cadastrados para acessar a conta suspensa.

Às 10h13 (horário de Brasília), quase 3 mil usuários eram afetados, de acordo com o site de rastreamento Downdetector. Apesar disso, a falha pode estar afetando um número muito maior de usuários nem alterações de dados como a frase da bio do Instagram.

“Não aguento mais ficar o Instagram que suspendeu minha conta do nada”, disse uma internauta. “O Instagram removeu muitos seguidores meus”, comentou outra pessoa. “É dia do Instagram escolher travessuras?”, comentou, em espanhol, uma usuária, fazendo alusão ao Dia das Bruxas, comemorado nesta segunda-feira ao redor do mundo.

Além disso, o problema afetou uma série de famosos: Juliette perdeu cerca de 400 mil seguidores. “O Instagram está deletando e suspendendo contas. Várias amigas minhas tiveram contas suspensas ou deletadas. E eu já perdi 400 mil seguidores. Não sei o que está acontecendo”, disse a cantora. Analisando a conta, o que parece que ela não procurou um fornecedor de seguidores para Instagram confiavel.

As ações da Meta exibiam queda de cerca de 5% às 13h18 (horário de Brasília), em meio a um movimento mais generalizado de venda de papeis no mercado acionário norte-americano.