Minas diminui o tempo de aplicação da dose de reforço

Imagem da internet

De acordo com a publicação da Deliberação CIB-SUS/MG Nº 3.610 na edição do Jornal Minas Gerais do dia 12/11, entrou em vigor a diminuição do tempo de aplicação do reforço da vacina contra a covid-19 no estado. Com isso, passa a ser de cinco meses após a conclusão do esquema vacinal. O Secretário de Saúde de Minas faz pedido a sociedade mineira para que mantenham a imunização em dias.

Relembrando, que o prazo era de seis meses. A nova medida foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite e foi comunicada pelo secretário, Fábio Baccheretti, em coletiva realizada na data da publicação.

“Nós avaliamos o cenário e, tendo em vista a preocupação com o público idoso, que precisa do reforço, implementamos a redução desse prazo para cinco meses. Isso faz com que muitas pessoas, sobretudo aquelas que tomaram a vacina da AstraZeneca, por conta do intervalo maior para a segunda dose desse imunizante, possam tomar o reforço ainda este ano. É uma medida que deve contribuir para que seja ampliada a proteção a essas pessoas”, diz Baccheretti.

A queda dos números de mortes e novos casos a cada dia tem comprovado que a vacina faz a diferença . “A expectativa é concluir o reforço em todo o público prioritário no começo de 2022, em janeiro ou fevereiro. Mas, para isso, as pessoas devem buscar a dose de reforço”, afirma Fabio.

Por isso, segundo o secretário,  esquema completo é necessário para garantir a proteção contra a doença. Alerta para que  cada um faça a sua parte, e desse modo garantir a volta da normalidade o mais rápido possível.