Desafio em duas rodas: de Montes Claros a Porto Seguro

Uma mistura de desafio com pesquisa corporal.  É assim que o pedagogo, Cláudio Tourinho, descreve a próxima aventura rumo a Porto Seguro, na Bahia. De bicicleta, a partir deste sábado (31), ele passará cerca de quatro dias pedalando ao lado de mais dois amigos, em uma viagem de quase 760 quilômetros.

Em entrevista ao Portal WebTerra, Cláudio revelou que, quando começou a pedalar, há cerca de seis meses, não imaginava que poderia fazer percursos tão demorados. “A primeira viagem mais longa foi para Januária, na qual saímos daqui às 19h e chegamos lá por volta das cinco da manhã. Foi uma experiência muito interessante por conseguir fazer esse trajeto, com apenas um mês que eu estava pedalando e chegar muito bem sem sentir dores nem na musculatura, nem falta de resistência”, disse.

Para ele, toda essa energia é fruto da experiência adquirida ao ministrar aulas, palestras e treinamentos. São 21 anos de carreira dedicados ao SwáSthya Yôga, um estilo de qualidade de vida que atua no corpo físico, emocional e mental, proporcionando definição muscular, vigor, vitalidade e bem-estar. 

Em junho, o pedagogo fez uma viagem com destino a Pirapora, no Norte de Minas, estendendo um pouco além dos 200 quilômetros, que era o percurso aproximado. Ao voltar para Montes Claros no dia seguinte, a quilometragem chegou a 175, e o ciclista resolveu completar em 210. 

“Novamente, o corpo se comportou muito bem, com resistência e força ao longo de toda a viagem, fazendo algumas posturas do SwáSthya, que, ao mesmo tempo, proporciona alongamento e vigor a essa musculatura”, completou. 

 RUMO A PORTO SEGURO

Foi a partir daí que surgiu a ideia pegar a magrela e se aventurar rumo ao município baiano. “Muitas pessoas que vão dizem querer fazer um passeio ou fotos. Isso faz parte, mas o meu interesse maior é o desafio de fazer essa quilometragem em torno de 760 quilômetros e saber como o corpo vai se comportar. É uma mistura de desafio com uma pesquisa de como o corpo funciona durante esses dias”, explica Tourinho. 

Logo, o plano dos três amigos é fazer o trajeto em aproximadamente quatro dias. No primeiro, pedalar até Salinas, com saída neste sábado (31), às 3h da manhã.  No segundo, analisar até qual distância poderão percorrer, sempre saindo no mesmo horário. A previsão de chegada na próxima cidade, no entanto, é por volta das 17h.

“Chegando em Porto Seguro, já temos contatos de ciclistas de lá, que ficamos conhecendo através das redes sociais já com rotas demarcadas e outras que vamos descobrir durante nossa estadia. Também há o interesse de grupos de ciclistas para eu ministrar um workshop SwáSthya Yoga Fit, que são técnicas específicas para potencializar o ciclista”, finalizou. 

O retorno será feito de ônibus, com previsão de chegada a Montes Claros no dia nove de agosto. 

Gian Marlon
Jornalista de formação pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte, em 2019. Natural de São Francisco-MG, tem passagens por algumas redações de jornais, sendo TV, impresso e portais. Fã de esportes, animes e música.