Empreendedorismo a dois: Casal do Norte de Minas mostra que parceria e respeito geram bons resultados nos negócios

Eles se conheceram na faculdade. Juntos, sonharam, lutaram, empreenderam e constituíram família. Na semana em que se comemora o Dia dos Namorados (12/6), a história do casal, Thiago Abreu, de 32 anos, e Camila Rocha, de 29 anos, de Pirapora, no Norte de Minas, é um exemplo de que empreender a dois pode fortalecer o amor e render bons lucros nos negócios mesmo em um período de pandemia.

Thiago e Camila são embaixadores do Instituto Lixo Zero Brasil e administram juntos a hamburgueria Chega lá na Filó e a Vilize (Vida Lixo Zero), loja virtual que comercializa produtos ecológicos e sustentáveis para todo Brasil.

A história do casal começou na faculdade, em 2010.  Thiago cursava Administração e Camila, Engenharia de Alimentos. Um ano depois, começaram a namorar. Thiago sempre teve espírito empreendedor. Já vendeu peças íntimas, desinfetantes caseiros, e chegou a trabalhar em um call center e uma academia. Mas foi em 2016 que deu o pontapé inicial para o primeiro negócio do casal, a hamburgueria Chega lá na Filó.

A ideia da hamburgueria foi do Thiago, mas contou com o apoio da namorada para sair do papel. No início, ela fazia mestrado, mas participava ativamente com sugestões e estratégias nas tomadas de decisões. Em 2018, passou a dedicar totalmente à empresa auxiliando na aprimoração da gestão financeira, atendimento, adaptação e divulgação do cardápio, além de aperfeiçoar o conceito de uma empresa mais sustentável, utilizando móveis e decoração feitos com materiais recicláveis.

Pegada sustentável

Em 2019, o casal decidiu investir em um novo negócio, agora com foco na sustentabilidade. Assim, surgiu a Vilize (Vida Lixo Zero). “Somos apaixonados por essas questões ambientais e fomos construindo e moldando a empresa juntos. Setorizamos o negócio e cada um assumiu um papel”, destaca a empreendedora.

Com muito trabalho nas duas empresas, e com uma filha de três meses, Camila reforça que é preciso muita dedicação para conciliar a tripla jornada entre administrar duas empresas e ainda ser mãe. “Às vezes é desgastante, principalmente, na hamburgueria, pois o trabalho é à noite e cansativo. Na Vilize, que é meu foco atual, consigo administrar melhor as demandas”, conta.

O casal admite que é preciso muito amor e respeito para que os negócios não atrapalhem a relação e vice-versa. “Não tem uma receita, mas é preciso paciência, respeito e, principalmente, muito amor aos nossos valores e à nossa essência, que são totalmente compatíveis com nossos empreendimentos”, enfatiza Thiago.

Com muitos planos, o casal quer agora priorizar investimentos na Vilize, para ganhar mais visibilidade fora da região e contribuir para um mundo mais sustentável. “Não tem dinheiro que pague o prazer que sentimos em trabalhar no que gostamos e defendemos.  Porém, como se trata de uma empresa, ela precisa gerar lucros. Então, temos que dosar bem a razão e a emoção, coisas que se completam em tudo que fazemos”, afirma o empreendedor.

Apesar de todo o trabalho e uma rotina pesada, Camila deixa um recado importante para os casais que pretendem empreender juntos. “É primordial ter um objetivo em comum e seguir em frente mesmo diante das dificuldades. Fácil não é, mas é muito prazeroso curtir cada vitória juntos”, ressalta.

Conhecimento para seguir

Apesar do destino ter unido o casal, nem Camila nem Thiago contaram com a sorte. Eles estão sempre atentos ao mercado e em busca de capacitação para gerir os negócios.

Em 2019, mesmo ano que surgiu a Vilize, Thiago procurou o Sebrae Minas para fazer o Empretec, capacitação que utiliza metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) para potencializar as características e o comportamento empreendedor. O casal também já participou de consultorias voltadas para a melhoria da gestão do negócio e ainda de eventos de empreendedorismo. “Gerir um negócio a dois é um desafio. Mas, Camila e Tiago mostram que com foco, propósito e persistência é possível conquistar excelentes resultados. Eles estão constantemente aprimorando seus produtos e serviços, além de estarem atentos às necessidades de seus clientes”, explica a analista do Sebrae Minas.