O Vereador Wilton Dias, de Montes Claros, protocolou na tarde desta segunda-feira (12), um ofício solicitando ao Prefeito Humberto Souto, que os trabalhadores de farmácias sejam incluídos na lista de prioridade no Plano de Vacinação contra a covid-19.
De acordo com Dias, no dia 11 de março, o Ministério da Saúde (MS) emitiu um ofício às Coordenações Estaduais de Imunizações, reiterando as orientações técnicas sobre a vacinação do grupo prioritário dos Trabalhadores da Saúde, na Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. No ofício, além de evidenciar os farmacêuticos desses estabelecimentos, o Ministério da Saúde inclui acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios na prioridade.
“Outro não poderia ser o entendimento Ministerial, visto que, além da presença a consultas médicas, o deslocamento para farmácias é uma das únicas hipóteses em que se admite a circulação de pessoas notificadas como caso suspeito ou confirmado de contaminação pelo coronavírus. Deste modo, imprescindível se faz a operacionalização da vacinação destes profissionais, de acordo com a disponibilidade de doses de imunizantes neste município de Montes Claros, o que desde logo se requer”, destaca o documento.
Além disso, o vereador também pede, que, não só sejam incluídos os trabalhadores de farmácias, mas também os agentes de controle de endemias (ACE) ao grupo prioritário, por se tratar de trabalhadores de saúde em constante contato com público externo, no exercício de suas atividades habituais.
Wilton destaca que continuará empenhado em cobrar dos órgãos competentes o provimento das doses de vacina suficientes para a imunização de todos os trabalhadores da saúde, especialmente dos farmacêuticos e demais trabalhadores das farmácias e laboratórios de análises clínicas.
Em apoio ao ofício foi criada uma lista onde os trabalhadores poderão assinar fortalecendo o pedido.
Of. 32 Wilton Dias – Solicita Vacinação de Atendentes de Farmácias (Com anexo)