Cinema de Montes Claros permanece sem previsão de retorno

Imagem: Cinemais em Montes Claros /Internet

A ida ao cinema, um dos programas de lazer mais tradicionais do fim de semana, foi um dos setores mais afetados pela pandemia mundial da Covid-19. Os cines fecharam as portas, as datas de lançamento foram adiadas e as produções paralisadas em todo país.

O universitário, Alberto Neto, conta que o local sempre esteve entre suas opções de lazer favoritas, entretanto, ele entende que ainda não é o momento, mas aguarda ansioso pela reabertura.

“Eu adoro ir ao cinema, estou sentindo muita falta inclusive, porém, entendo que esse não é o momento ainda. Ninguém está feliz com essa pandemia, mas todos precisam entender a gravidade da situação e não deve ser nada prazeroso assistir um filme com máscara no rosto. Enfim, estou na expectativa que tudo normalize e retorne o mais breve, enquanto isso não é possível, o que temos a fazer é fechar a cortina, colocar o micro-ondas para funcionar e assistir um bom filme no sofá da sala”, afirma o universitário.

Ainda não há datas definidas para reabertura dos cinemas em Montes Claros, mas alguns estados já sinalizaram em qual fase do plano de retomada os cinemas vão entrar. A equipe do Portal Web Terra conversou com representante do Cinemais de Montes Claros, para saber como a indústria vai se adaptar e se já existe um prazo para a normalização.

“O Cinemais está fechado há 15 longos meses na cidade de Montes Claros e não temos previsão de retorno, pois a reabertura só poderá acontecer com a liberação e autorização da prefeitura local. Durante esse período de fechamento fizemos diversas tentativas, solicitações, apresentações, reuniões e requerimentos junto à prefeitura, mas em todas, foi negado por parte da prefeitura em relação à reabertura.”, trecho da nota do Cinemais.

Ainda de acordo com a empresa, eles atuam em diversas cidades em Minas Gerais, Goiás e São Paulo, e todas já retornaram ao funcionamento, seguindo um novo protocolo criado para proporcionar segurança aos nossos clientes nesse período, dentre as diversas ações do protocolo eles ressaltam: capacidade de salas reduzidas, bloqueio automático das poltronas dentro das salas, promovendo o distanciamento seguro entre clientes, higienização e limpeza das salas antes e depois de todas as sessões, uso obrigatório de máscaras em todo o complexo.

A prefeitura de Montes Claros informou que entende a importância do local para a cidade, entretanto não tem data prevista para a retomada do funcionamento do cinema. “A Prefeitura de Montes Claros tem como prioridade a vida e a saúde da população. Embora entenda a importância das diversas atividades econômicas, inclusive dos cinemas, novas liberações só ocorrerão quando análises técnicas definirem que elas não acarretarão aumento significativo no número de casos na cidade. Vale destacar que a Prefeitura está sempre aberta ao diálogo com todos os setores, e as solicitações podem ser diretamente encaminhadas ao gabinete do prefeito.”, afirma em nota.