Na manhã desta terça-feira (2), o Comitê de enfrentamento ao novo coronavírus, liderado pela Secretária Municipal de Saúde, Dulce Pimenta, realizou coletiva de imprensa para falar do aumento dos casos de Covid-19 na cidade.
Durante a coletiva, a Secretária foi indagada sobre o número de óbitos por um dos jornalistas presentes, mas se negou a informar os dados. Uma hora após a coletiva, Dulce deu a informação privilegiada a uma emissora de televisão, o que causou revolta nos profissionais da imprensa que estiveram presentes na coletiva.
Nos grupos de aplicativo, onde jornalistas se reúnem para trocarem pautas, um repórter de radio montes-clarense disse que não é de hoje que Dulce vem passando notícias privilegiadas a certo veículo de comunicação do município.
“Pessoal, não é de hoje que tenho notado que as informações não são fornecidas aos veículos de imprensa em Montes Claros de forma igualitária. Eu perguntei à secretária de saúde sobre o número de mortes de ontem para hoje. [Ela não informou. E era em uma coletiva de imprensa.] De onde surgiram mais de 20 óbitos uma hora após a coletiva? Essa é uma situação bem desagradável”, desabada o jornalista O.M.
Quando questionada, ela respondeu enfaticamente que não tinha ainda informações sobre o número de óbitos, que até às 16h teria os dados. No entanto, uma hora depois ela declarou detalhes à uma emissora.
Tentamos falar com a Secretária e, mais uma vez, não obtivemos êxito nas inúmeras tentativas até o fechamento dessa matéria.