Iniciando do zero: saiba o que e como vender na internet

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Você sabia que vender pela internet é uma ótima oportunidade para começar o seu próprio negócio sem sair de casa? No entanto, muita gente acaba nem sequer tentando por medo de ser algo muito difícil. Veja bem: não há milagre para enriquecer da noite para o dia, no entanto, existem técnicas.

Por meio das técnicas que você verá a seguir, será possível colocar em prática o seu primeiro plano de vendas pela internet, até mesmo para começar do zero.

No entanto, esqueça as fórmulas prontas. Primeiramente, é importante saber que será preciso planejar, trabalhar muito e testar estratégias. Vamos ver quais são as dicas?

Descubra o que você vai vender na internet

Antes de mais nada, é muito importante ter em mente qual é o seu produto. Por mais básico que isso parece, não ter um objetivo claro de vendas é o maior erro de um iniciante.

Caso você ainda não saiba o que de fato vai vender, não há problema nenhum. Comece com uma pesquisa de mercado e entenda quais são os produtos e serviços mais vendidos.

A partir disso, pense para qual deles você realmente é capaz de oferecer um serviço personalizado, fazendo com que alguém certamente retorne a comprar com você.

Por exemplo: você é muito boa em fazer brigadeiros e sempre a elogiam por isso? Pesquise mais sobre esse mercado e descubra como vender brigadeiros pela internet.

Há muitas possibilidades, como mostra a história de uma empreendedora que usou um presente de casamento como ponto de partida para o próprio negócio.

No entanto, você não faz ideia do que vender online, esteja disposta a criar o seu produto. É sobre isso que vamos falar abaixo!

Sim, há muitas áreas e alternativas para vender na internet com o auxílio do marketing digital. É possível, ainda, vender mesmo sem ter um produto.

Veja a seguir algumas opções sobre o que vender na internet:

1 – Consultoria

Em tempos em que a maioria das pessoas quer ter um feed organizado nas redes sociais, esse nicho ganhou muita visibilidade.

Um outro motivo é devido a facilidade em prestar esse serviço, já que ele pode ser realizado em um qualquer lugar, desde que você tenha acesso a internet.

No entanto, é preciso ter alguns cuidados como por exemplo lembrar que para prestar consultoria sobre algo é necessário ser um especialista da área.

É ainda melhor se for uma área da qual você trabalhou por anos, pois isso indica que você conhece bem a indústria.

Caso você não seja um profissional com anos de experiência em uma determinada área, e queira prestar consultoria sobre um determinado assunto, esteja disposto a aprender.

Isso inclui criar canais de comunicação e informação como um blog ou um canal no Youtube para construir a sua autoridade no assunto, afinal as pessoas (ainda) não o conhecem.

Não pense que por ser um trabalho que pode ser feito em casa, ele é mais fácil. É preciso investir tempo e paciência para chegar lá.

2 – Serviços

Essa alternativa é indicada para profissionais que possam vender o seu produtos pela internet. No entanto, ela vai muito além do que você imagina.

Até pouco tempo atrás, essa era uma alternativa um pouco restrita a profissionais do meio digital. Atualmente, professores e até arquitetos podem trabalhar pela internet.

Para os professores, é possível dar aulas online particulares. É ainda melhor se você já tiver alunos, assim é mais fácil mudar para o online.

Arquitetos podem oferecer projetos na internet e desenvolvedores podem desenvolver aplicativos para vender online.

Atualmente, a grande maioria das profissões já podem ser feitas pela internet e essa não é mais uma exclusividade de algumas áreas. Pense a respeito.

3 – Produtos digitais

Outra alternativa são os produtos online. Neste caso, não é preciso sair de casa nem para criá-los, nem para consumi-los. São videoaulas, e-books ou até mesmo templates.

O que o torna atraente é o fato de ser uma alternativa rápida, para quem deseja encontrar uma solução imediata. Logo, esse serviço cresceu muito durante a pandemia.

Além disso, os preços costumam ser muito atraentes. No caso dos cursos online são uma ótima alternativa para quem quer aprender uma habilidade mas não pode investir muito.

Cabe ao professor criar o conteúdo, editar, gravar e promover. É importante que o curso online seja um material rico, que realmente aborde os principais temas do assunto.

Assim como em outros casos, caso você queira vender mais é necessário investir tempo para se tornar uma autoridade no assunto.

Você ainda pode anunciar o seu curso em grupo do facebook relacionados ao seu nicho, só verifique antes qual é a política de postagem de cada um deles.

O mais indicado é ter o seu próprio site. Assim, você pode concentrar todos os seus produtos em um só lugar e não depender de diversas plataformas.

Depois que seu site for criado, uma dica super importante para ganhar visibilidade nos buscadores como o Google, é contar com o auxílio agências especializadas em marketing digital, como a 2T-Digital, que além de criação de marketing de conteúdo, também utiliza da estratégia mais poderosa do mundo do SEO que é chamado Link Building, uma tática de marketing muito eficaz que obtém links de outros sites para o seu site aumentando sua visibilidade na internet.

4 – Produtos de terceiros

Certo, você chegou até aqui, mas ainda não tem certeza se tem um produto? Ou, ainda, as opções acima parecem complicadas? Comece vendendo o produto das outras pessoas!

Dentro do Marketing Digital, esse tipo de estratégia é chamada de Programa de Afiliados. É bem simples: você promove o produto de outras pessoas em troca de comissões.

Mas como isso funciona na prática? Imagine que você está navegando pela internet e se depara com um anúncio de uma escola de inglês que ensina do zero.

Paralelo a isso, você mantém um blog sobre intercâmbio e sabe muito bem qual é a importância de aprender a falar inglês.

Você pode então recomendar o produto para os seus leitores. Como você faz isso? Por meio de um link de afiliado.

Assim, sempre que alguém comprar com o seu link você ganhará uma porcentagem. O mesmo vale para livros.