Após descumprir o decreto da Prefeitura de Montes Claros, que regulamenta o funcionamento de bares e restaurantes, um bar localizado no Bairro São José foi interditado pelo município. De acordo com a prefeitura, o bar foi multado duas vezes nessa quinta-feira (18 de março), na primeira noite de abertura da quarta fase de flexibilização das atividades econômicas do plano “Avança Moc com Responsabilidade”.
Na primeira vistoria, a Guarda Municipal fiscalizou, orientou os funcionários e multou o estabelecimento em 10 Unidades de Referência Fiscal de Montes Claros (UREF-MC); como o proprietário não acatou as medidas sanitárias, o bar foi novamente fiscalizado pelos agentes que lavrou outra multa em 50 UREF-MC, totalizando 60. Cada unidade equivale a R$37,51. Portanto, a multa ao estabelecimento chegou a R$ 2.250,60.
Segundo a gestão, o estabelecimento descumpriu diversas medidas do decreto, dentre elas o afastamento de mesas para evitar aglomeração de pessoas. Para poder voltar a funcionar, o proprietário terá que se adequar conforme as exigências da prefeitura, visando a segurança da população.
Além deste bar, na quinta-feira, outros quatro estabelecimentos nos Bairros Vila Ipiranga, Morada do Sol, Estrada da Produção e Avenida Geraldo Athayde, foram multados.
Quarta fase de flexibilização
Durante a quarta fase de flexibilização restaurantes, shoppings, salões de beleza e parques voltaram a funcionar seguindo diversas medidas de restrições para evitar o contágio do novo coronavírus. Os bares, por exemplo, deverão manter o afastamento mínimo de dois metros entre cada cliente, com exceção de grupos familiares.
Os usuários devem usar máscaras, que podem ser retiradas somente durante a refeição. O horário de funcionamento poderá será das 8 às 22 horas, de domingo a quinta-feira; e das 8 às 23 horas, nas sextas e sábados.