UPA Chiquinho Guimarães e Hospital Alpheu de Quadros abrigarão dois hospitais de campanha, diz prefeito de Montes Claros; ao todo serão 100 novos leitos

 

O prefeito de Montes Claros, no Norte de Minas, Humberto Souto (Cidadania), anunciou nesta quinta-feira (23 de abril), a criação de 100 novos leitos na cidade. A medida visa desafogar os hospitais referência no tratamento da Covid-19 no município.

De acordo com Humberto Souto, dois hospitais de campanha serão construídos, um com 60 leitos, no prédio que abrigaria a UPA Chiquinho Guimarães; outro com 40 leitos, no terceiro andar do Hospital Alpheu de Quadros. “O hospital de campanha é um hospital que trabalha com baixa complexidade para desafogar os hospitais se amanhã tiver um surto em Montes Claros”, disse.

A UPA Chiquinho Guimarães tem um prédio novo e está pronto para receber todos os equipamentos. Já o terceiro andar do Alpheu de Quadros era usado para guardar sucata e passa por uma reforma hidráulica e elétrica. “Lá com uma grande vantagem que já é um hospital e já tem uma estrutura paralela”, afirmou.

O prefeito não divulgou ainda quando os dois hospitais de campanha começarão a funcionar. Ainda segundo ele todo o orçamento já foi realizado.

Flexibilização do comércio

Com a construção dos hospitais de campanha, o prefeito Humberto Souto acredita que já é possível começar a pensar em uma gradual flexibilização do comércio não essencial, em Montes Claros. O chefe do executivo afirmou que cerca de 70% das atividades empresariais estão funcionando no município, mas com a segurança dos novos leitos criados, é possível avançar um pouco mais.

“A partir do próximo mês vamos começar a estudar isso. Tivemos que pensar numa série de providências anteriores, para não expor a população para um risco maior, amanhã”, destaca.

O prefeito decretou estado de emergência, por causa da pandemia do novo coronavírus, no dia 14 de março. A partir daí uma série de decretos foram editados e medidas estabelecidas como o fechamento do comércio não essencial. O último decreto divulgado no dia 17 de abril, Humberto Souto prorrogou todas as medidas de segurança até o próximo dia 30 e passou a obrigar o uso de máscaras caseiras no município.

Montes Claros tem até agora seis casos confirmados de coronavírus, sendo um deles um óbito. O município já notificou 1.411 casos suspeitos da doença e continua investigando 352; O resultado de exames de 56 pacientes são aguardados, oito pessoas continuam internadas, quatro delas de Montes Claros e as outras quatro de cidades do Norte de Minas.