Cerca de 500 livros infantis são doados pelo Clube Literário Tamboril em comemoração ao Dia do Livro, em Pirapora

Foto: Rafael Oliveira

Neste sábado (18 de abril) é comemorado o Dia do Livro. A data foi estabelecida no dia do nascimento do escritor Monteiro Lobato, criador do “Sítio do Pica-pau Amarelo”. Em Pirapora, no Norte de Minas, na data, é realizada a 4ª Semana do Livro Infantil, evento organizado anualmente pelo Clube Literário Tamboril. Este ano, por causa da pandemia do novo coronavírus e o decreto municipal que suspende a realização de eventos e o funcionamento da biblioteca, o Clube encontrou outra maneira de comemorar a data e incentivar a leitura: os livros estão entregues nas casas das crianças.

Por meio uma parceria com o programa ‘Eu Faço Cultura’ foram arrecadados cerca de 500 livros infantis para serem doados. Crianças do grupo de capoeira coordenado pela mestre Luciana Galiza, foram algumas das contempladas com os livros. Segundo ela, a pandemia mudou a rotina, mas não diminuiu a importância do trabalho realizado por ela.

“Trabalhamos a capoeira como esporte, a cultura negra através do Maculelê, puxada de rede, dança afro, samba de roda. Como uma família, cuidamos uns dos outros e estamos seguindo com respeito o isolamento social, as aulas estão sendo gravadas e três vezes na semana postadas nas redes sociais para que os alunos tem acesso”.

Luciana Galiza ainda ressalta que a entrega dos livros acrescentou e muito no cuidado que ela está tendo com as crianças que atende. “O Clube Literário Tamboril é importantíssimo em nosso trabalho, pois temos conquistado o amor dos alunos pela leitura. Temos uma Geloteca dentro da sede. Criamos o projeto ‘Um Capoeirista que lê’, então os alunos não irão ficar parados neste projeto com o empenho do clube na entrega dos livros”, conta.

O Clube Tamboril é coordenado por Rafael Oliveira, segundo ele, a ONG aposta na leitura e nas atividades culturais como forma de aprendizado, mas também como elemento fundamental para quem está vivenciando o isolamento social. “Esperamos que as crianças, que também estão sem aulas nesse período de isolamento social, possam encontrar na literatura a oportunidade de usufruir do universo da literatura para desenvolver a criatividade e a fantasia.”

Ele ainda reforça que a literatura é uma ferramenta eficaz “para aproximar os pais e as crianças, que podem juntos realizar a leitura, o reconto ou dramatização das histórias, atividades como desenhos dos personagens, e tantas outras atividades lúdicas”.

O Clube

O Clube Literário Tamboril é uma ONG criada em 2015 com o objetivo de democratizar o acesso ao livro. A instituição atua criando Bibliotecas Comunitárias em parceria com outras Organizações da Sociedade Civil. Minibibliotecas foram criadas em Pirapora; em em Buritizeiro, há um Ponto de Leitura.

Em 2019, a instituição inaugurou a Biblioteca Comunitária Tamboril, que disponibiliza mais de 3.500 livros literários para empréstimo. O espaço possui sala de informática e de estudos, e realiza diversos projetos para promover a literatura e a cultura local para toda a comunidade.

“O Clube Tamboril atua em rede, pensando em articular várias instituições da cidade em prol do incentivo à leitura. Escolas, ONGs e grupos culturais e outras instituições ajudam o projeto a se concretizar, contribuindo, cada um a sua maneira, para que projetos como a ‘Semana do Livro Infantil’ sejam realizados”, afirma o coordenador.

Para a data deste ano, além da doação dos livros, a ONG irá realizar ações nas redes sociais, como a divulgação de vídeos de contação de histórias, interpretadas pelos voluntários que atuam no projeto. Para acompanhar as atividades virtuais, basta acessar as redes sociais do Clube Literário Tamboril.