Secretaria Municipal de Saúde de Janaúba confirma os primeiros casos de coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Janaúba divulgou na manhã deste domingo (5 de Abril) a confirmação dos primeiros casos da Covid-19. De acordo com a SMS, trata-se de uma paciente do sexo feminino e outro do masculino, que integra a faixa etária de 20 a 59 anos.

Em nota, a secretaria informou que ela teve contato com suspeito de coronavírus em viagem para São Paulo, apresentou sintomas no dia 14 de março, além de ter realizado exame no dia 20. Em seguida, a mulher permaneceu em isolamento domiciliar durante 14 dias e já não apresenta mais sintomas, bem como os familiares que foram  monitorados e estão todos bem; já o homem, tem histórico de viagem para Londres.

Conforme o boletim epidemiológico, Janaúba notificou 83 casos, sendo 76 suspeitos e cinco descartados. Desde 23 de março o município vem seguindo base no Protocolo de Infecção da Secretaria Estadual de Saúde (SES), onde a indicação para coleta de amostras de exames do coronavírus serão somente para os casos considerados graves e óbitos.

“Não existe até o momento, casos graves suspeitos de Covid-19 no município de Janaúba. Esse resultado alcançado se dá devido a efetividade dos trabalhos realizados pela Prefeitura Municipal de Janaúba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e estratégias executadas como o distanciamento e isolamento social. Não vamos perder o Foco, que é a preservação da vida”, informa a nota.