Coronavírus: Prefeitura de Montes Claros publica novo decreto e hotéis e restaurantes às margens das rodovias poderão funcionar

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Montes Claros publicou um novo decreto alterando algumas medidas para o enfrentamento da pandemia do coronavírus no município. O novo texto, 4.009, editado pelo prefeito Humberto Souto (Cidadania), garantiu o funcionamento de hotéis e restaurantes nas margens das rodovias que cortam o município.

As medidas garantem um horário ou setor específico para clientes que fazem parte do grupo de risco da Covid-19, como idosos, com idade acima dos 60 anos, portadores de doenças crônicas e gestante.

Os hotéis que ficam localizados dentro da cidade continuam com restrições e não podem receber novos hóspedes. Já os restaurantes e bares continuam de portas fechadas, mas podem atender com delivery.

O Mercado Central e Sul continuam funcionando, mas com o horário reduzido. De segunda a sábado, das 6h às 14h. Aos domingos, das 6h ao meio dia.

A prestação de serviços advocatícios pode ser realizada em ambiente arejado e aberto ou ainda por meio de telefone ou internet dentro da residência do prestador de serviço.

Estão autorizados a funcionar os estabelecimentos que comercializam insumos necessários para oficinas mecânicas, serviços médicos e construção civil, entretanto, somente mediante entrega a domicílio.

Restrições

Diversas medidas vêm sendo tomadas pelo prefeito desde que Montes Claros entrou em estado de emergência, por causa da pandemia do novo coronavírus, no dia 14 de março. Um gabinete de crise foi estabelecido para o enfrentamento à doença.

No dia 19, os vereadores aprovaram, com unanimidade, um projeto que dava maior autonomia ao chefe do executivo, a partir daí as restrições foram sendo editadas e detalhadas de acordo com as necessidades de enfrentamento conforme orientação do Ministério da Saúde (MS).

No último decreto, publicado dia 23, a circulação de idosos acima de 60 e de três pessoas ou mais, nas vias públicas do município foi proibida. O encaminhamento de pacientes, de outros municípios, para o sistema de saúde de Montes Claros também passou a ser restrito e, feito somente, após ser comunicado a central de regulação do município.

 Casos

A Secretária Municipal de Saúde, Dulce Pimenta, divulgou na manhã desta quinta-feira (26 de março),  o balanço dos casos suspeitos na cidade. são 250 casos notificados, 42 foram descartados e 208 estão em investigação. Seis pacientes estão internados e o quadro de saúde é estável e outro paciente está no CTI. 36 pacientes aguardando resultado de exame e 172 aguardando coleta de exames.