Em novo decreto, Prefeitura de Montes Claros proíbe o funcionamento de feiras livres e restringe a circulação de idosos

Foto: Fábio Marçal

O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (Cidadania), editou novas medidas em combate ao coronavírus, em decorrência da pandemia mundial. O novo texto foi divulgado na noite desta segunda-feira (23 de março), e começa a valer a partir desta terça (24).

De acordo com o decreto, a circulação de idosos, com mais de 60 anos de idade, passa a ter restrições. Eles poderão sair de casa apenas para comprar alimentos, gêneros de primeira necessidade ou procurar o serviço dos Centros de Saúde. Além disso, fica determinado a vacinação deles contra a gripe e dos profissionais de saúde.

Comemorações em residências com mais de 10 pessoas fica proibida assim como a circulação conjunta com mais de três pessoas. A realização de atividades físicas em ruas e praças públicas também está temporariamente proibida. As feiras livres não poderão funcionar e a venda de hortifrutigranjeiros e laticínios poderá ser realizada apenas mediante entrega.

O encaminhamento de pacientes, de outros municípios, para o sistema de saúde de Montes Claros poderá ser feito somente depois de ser comunicado a central de regulação já existente. As pessoas com suspeita de contaminação deverão permanecer em quarentena, em casa, por no mínimo 15 dias.

As medidas já definidas no último sábado (21), no decreto 4.007, continuam em vigor. As orientações podem ser reavaliadas, a qualquer momento, de acordo com o texto.

De acordo com os dados divulgados na segunda (23), o município já notificou 90 casos foram suspeitos, 40 descartados por critérios clínico e epidemiológicos, 30 exames coletados e aguardando resultados e 20 estão agendados para fazerem exames; possui ainda três pacientes internados em estado estável e dois casos foram descartados por exame laboratorial.

Coronavírus em Minas

O número de casos confirmados de coronavírus em Minas Gerais chegou a 128, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde nessa segunda. Em 24 horas, foram 45 novos casos. No domingo (22), eram 83 casos confirmados e  23 mortes em investigação.