Aos 86 anos, morre Dona Terezinha de Lélis Mendes, na noite da última quinta-feira (21)

Faleceu ontem (21 de novembro) aos 86 anos, por volta das 23h30, no Hospital Universitário Clemente de Faria, d. Terezinha de Lélis Mendes, viúva do Dr. Romildo Borges Mendes, tenente-médico do Exército Brasileiro e ex-vereador e ex secretário de saúde de Montes Claros, onde também foi presidente da União Operária, fundador da UDN, professor e vice-diretor da Escola Normal e fundador e primeiro professor das Cadeiras de Biologia (FAFIL), Medicina Legal (FADIR) e Medicina Preventiva (FAMED) da antiga FUNM, hoje UNIMONTES.

D. Terezinha de Lélis nasceu em Coração de Jesus em 05 de outubro de 1933, sendo filha de Cristino Lorde e d. Adelaide Augusta de Lélis. Era bisneta do Capitão Camilo Cândido de Lélis (herói da Guerra do Paraguai, abolicionista, republicano, maçom, 27° prefeito de Montes Claros e emancipador de Brasília de Minas e de Coração de Jesus) e trineta do Coronel Cypriano de Medeiros Lima – o Barão de Jequitahy (um dos únicos três nobres de origem negra do Império brasileiro, fundador de Jequitaí e de Várzea da Palma). Ela era avó dos escritores Renat Nureyev Mendes e Yury Vieira Tupynambá de Lélis Mendes, ambos do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros (IHGMC).

O velório está sendo na Funerária Avelar (Av. Dr. João Luiz de Almeida), a partir das 07h, e o enterro será no Cemitério Bonfim (onde jaz o seu finado esposo), às 17h.