Faleceu ontem (21 de novembro) aos 86 anos, por volta das 23h30, no Hospital Universitário Clemente de Faria, d. Terezinha de Lélis Mendes, viúva do Dr. Romildo Borges Mendes, tenente-médico do Exército Brasileiro e ex-vereador e ex secretário de saúde de Montes Claros, onde também foi presidente da União Operária, fundador da UDN, professor e vice-diretor da Escola Normal e fundador e primeiro professor das Cadeiras de Biologia (FAFIL), Medicina Legal (FADIR) e Medicina Preventiva (FAMED) da antiga FUNM, hoje UNIMONTES.
D. Terezinha de Lélis nasceu em Coração de Jesus em 05 de outubro de 1933, sendo filha de Cristino Lorde e d. Adelaide Augusta de Lélis. Era bisneta do Capitão Camilo Cândido de Lélis (herói da Guerra do Paraguai, abolicionista, republicano, maçom, 27° prefeito de Montes Claros e emancipador de Brasília de Minas e de Coração de Jesus) e trineta do Coronel Cypriano de Medeiros Lima – o Barão de Jequitahy (um dos únicos três nobres de origem negra do Império brasileiro, fundador de Jequitaí e de Várzea da Palma). Ela era avó dos escritores Renat Nureyev Mendes e Yury Vieira Tupynambá de Lélis Mendes, ambos do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros (IHGMC).
O velório está sendo na Funerária Avelar (Av. Dr. João Luiz de Almeida), a partir das 07h, e o enterro será no Cemitério Bonfim (onde jaz o seu finado esposo), às 17h.