A 45ª Exposição Agropecuária de Montes Claros (Expomontes), promovida pela Sociedade Rural de Montes Claros, de 28 de junho a 7 de julho, no Parque de Exposições João Alencar Athayde terá um dia dedicado ao debate sobre os aspectos da cultura do eucalipto.
Segundo José Luiz Veloso Maia, “a intenção é dar subsídios aos produtores rurais sobre benefícios, custos, desafios e perspectivas desta cultura, como por exemplo, adaptação, melhoramento e uso de solo, pressão sobre a demanda de madeira de florestas nativas, uso da madeira”, afirma o Presidente da entidade.
Os convidados para proferir as palestras, na sexta-feira, dia 05 de julho, a partir das 9h, são o Engenheiro Florestal, Dárcio Calais, Assessor florestal na Associação Mineira de Silvicultura e a presidente Adriana Maugeri, Presidente da Associação Mineira da Indústria Florestal. As inscrições podem ser feitas antes do início da atividade. Outras palestras sobre temas relacionados ao agronegócio também serão realizadas.
Conforme Rômulo L’Abate, diretor da Rural, o eucalipto tem um balanço hídrico semelhante as florestas nativas. “Contribui para permitir melhor infiltração da água nos solos. A água que drena as florestas de eucalipto é de ótima qualidade. O regime de água no solo e água subterrânea sob plantação de eucalipto é semelhante aos das florestas naturais. Não há evidência que altera o regime de chuvas. Ao contrário. Nos processos de Integração Lavoura Pecuária Floresta, contribui para o conforto animal e da renda do produtor”, garante o produtor rural.