Após alerta de vereador Edmilson Magalhães (PSDB), o preço médio da gasolina para o consumidor caiu, nesta semana em Montes Claros, depois de ultrapassar R$4,68. Os valores passaram a recuar após várias altas.
O parlamentar alertou na tribuna durante discurso sobre a necessidade de monitorar postos de combustíveis, após alta em preço da gasolina. Ele ainda reforçou a importância de uma fiscalização ostensiva.
Segundo o Vereador, membro do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor (Codecon), agora os consumidores podem escolher em qual posto abastecerão, já que anteriormente o preço da gasolina estava estagnado com valores parecidos, ferindo o direito do consumidor.
Ele alega que o Codecon não chegou a interferir, mas que caso constatem algo irregular, juntos com o PROCON, irão tomar medidas para que não violar o direito do consumidor.
“A gasolina hoje em Minas está entre as mais caras, e nós não podemos aceitar, que essa situação desrespeite o consumidor, por isso investigaremos se nos valores médios nacional estão realmente sendo aplicados” afirma o parlamentar.
Além disso, a queda desta semana, foi a nível nacional, já que a Petrobras, reajustou os preços para as refinarias. Aqui em Montes Claros, de acordo com Edmilson, os postos baixaram e o menor preço está em R$3,99 e há uma variação de um posto para outro e nesse caso não caracteriza combinação de valor.