Contagem regressiva para o Estadual; Mineiros na Copinha; Dorival na Seleção; Até quando Messi será o melhor do mundo?

Olá pessoal do Webterra, vamos então bater nosso  Papo de Bola desta semana e com bastante assunto. Vamos nessa?! 

Devido a problemas técnicos não foi possível fazer a coluna na semana passada, mais gostaria de registrar aqui as irreparáveis perdas do mundo do futebol na semana que passou de  Mário Jorge Lobo Zagallo e Franz Beckenbauer, ícones do futebol mundial, únicos a conseguirem vencer a Copa do Mundo como jogador e treinador.Zagallo (1958/1962 como jogador, 1970 como treinador) além disso também conquistou a Copa do Mundo de 1994 como coordenador técnico, ao lado de seu parceiro Carlos Alberto Parreira.Já Beckenbauer foi campeão em 1974 como jogador e 1990 como treinador, comandando a seleção alemã em seu primeiro título após a unificação.

Outros assuntos importantes da semana que passou no mundo do futebol, foi também o retorno de Ednaldo Rodrigues ao comando da CBF via decisão judicial.E ao retornar ao cargo, Ednaldo demite o interino treinador Fernando Diniz e contrata o treinador do São Paulo, Dorival Junior.Dorival que é um treinador discreto, trabalhador e que vem de 2 ótimos trabalhos na frente de Flamengo, onde conquistou Copa do Brasil e Libertadores e São Paulo, onde venceu também a Copa do Brasil, título inédito para o tricolor paulista.

O que gostei no discurso de Dorival ao assumir a seleção, foi o mesmo dizer que a seleção brasileira não será a seleção do Dorival e sim a seleção do povo brasileiro, tomara, já que nos últimos anos a seleção vem perdendo a confiança do povo brasileiro.Veremos se Dorival vai conseguir fazer com que o povo volte a ter orgulho de nossa seleção.

E os fanáticos por futebol já se encontram em paz,já que após um período de férias os campeonatos estaduais retornam em suas edições 2024.O Pernanbucano foi o prmeiro, dia 10, o Baiano dia 14, o Carioca iniciou ontem, o Paulista e o Catarinense, dia 20, o Gaúcho dia 21 e por ai vai.Aqui em Minas o nosso campeonato se iniciará dia 24 e o torcedor aguarda ancioso.Vamos falar um pouco dele…

O Atlético atual tetra campeão, é o favorito para levantar a taça pela quinta vez seguida, já que terminou a temporada passada em alta, conquistando a 3° posição no brasileiro e além de manter seu treinador e a maioria de seu elenco, entre eles os atacantes Hulk e Paulinho, ainda repatriou o meia Gustavo Scarpa, escolhido o melhor jogador do brasileiro de 2022.O Galo estréia dia 24, às 21:30 Hs, na cidade de Patrocínio, contra o Patrocinense.

Agora se nos profissionais o Atlético vislumbra uma temporada promissora, o mesmo não se pode falar de sua equipe que disputou a Copa São Paulo de Futebol Junior, que foi eliminada pela equipe do Sfera do interior de São Paulo, equipe que estava  estreando na competição.

O Cruzeiro que vem de uma remodelação em seu elenco, com novo treinador, Nicolás Larcamón e novos jogadores, destaque para os retornos de Lucas Romero, Rafa Silva, Zé Ivaldo e as novidades, os atacantes Gabriel Verón e Juan Dinenno, argentino vindo do futebol mexicano e que promete acabar com a seca de gols que atravessou o ataque celeste em 2023, busca quebrar a hegemonia atleticana no estadual. A Raposa estreia no campeonato dia 24 , às 19 Hs, em Nova Lima, enfrentando o Villa Nova.

E pela Copa São Paulo, o Cruzeiro está nas quartas de final e vai enfrentar a equipe do Coritiba, amanhã, 21 Hs, em Barueri.

Já o América que tem como meta principal retornar a elite do futebol brasileiro, também modificou bastante seu elenco e agora sob o comando do jovem treinador Cauan de Almeida e até o momento com so reforços do meia experiente Moisés, do goleiro Dalberson, ex-CSA, e dos  atacante Vitor Jacaré, ex- Bahia, Rodrigo Varanda, ex- Corinthians e Fabinho, ex- Criciúma, sonha em quem sabe surpreender Atlético e Cruzeiro.A estréia do Coelho será dia 25, às 19 Hs, em casa, contra a equipe do Pouso Alegre.

Pela Copa São Paulo, o Coelhãozinho, atual vice campeão desta competição e que  vem fazendo mais uma vez  boa campanha nesta edição, enfrenta o Corinthians hoje, às 21:35 Hs, na cidade de Marilia, valendo vaga na semi final.Força América !!!

Quem está precisando de forças é o Montes Claros/ América Volei,que infelizmente terminou o turno da Superliga Masculina na última posição, com somente 1 vitória em 11 jogos e sábado às 16 Hs, em casa, abre o returno contra o líder da competição, o São José Volei.O que acontece com time é algo a ser visto, pois o time já trocou o comando técnico e os problemas persistem.O time geralmente começa as partidas bem, encarando os adversários de igual para igual, mas na parte final dos sets, o time parece que desliga, desconcentra e cede o resultado ao adversário. O que será que falta a equipe? Jogadores mais experientes? Um apoio psicológico? o que se sabe é que algo precisa ser feito para que a equipe americana consiga se reabilitar na competição.

Claro que não poderia deixar de falar sobre a grande polêmica da semana no mundo do futebol, a escolha da Fifa em seu prêmio The Best para  Lionel Messi como melhor jogador do mundo pela 8° vez,superando o francês Mbappé e o norueguês Haaland.

Não que eu não concorde que  Messi venha a ser um dos melhores jogadores de todos os tempos, talvez até o melhor depois de Pelé, mais creio que os votantes confundiram o SER do ESTAR…Messi é o melhor? É. Messi estava melhor nesta temporada ? Não.Enquanto o norueguês Haaland venceu tudo com sua equipe, o City, Messi após a Copa do Mundo, trocou de time, saiu do PSG rumo ao Inter Miami, no time americano se machucou e perdeu uma série de partidas e não venceu nada de expressivo.

Vejo que a Fifa poderia copiar o Carnaval de duas formas para resolver esse impasse.Primeiro, que os votantes ao darem seus votos, justificassem de forma clara, exemplo : votei no Haaland porque ele venceu o campeonato inglês, porque foi campeão europeu, foi artilheiro da champions e por ai vai…Votei no Messi por isso, isso, isso…Pronto, as polêmicas seriam resolvidas.

Outra solução seria transformar tanto Messi, como o Cristiano Ronaldo, jogadores multipremiados, como Hors Concours (concorrentes de honra, não sujeito a premiação), assim como era o carnavalesco Clóvis Bornay nos defiles de fantasias, lembram ? Evitaria polêmicas.Independente disso, a Fifa deve rever essa premiação ou corre o sério risco da mesma passar a ser totalmente desacreditada.

Lembrando que nessa premiação The Best, o Brasil venceu com o goleiro Ederson, do Manchester City e com Guilherme Madruga,que venceu o Prêmio Puskas, de gol mais bonito do ano.Salientando que a jogadora Marta foi homenageada e dará o nome a partir do ano que vem do gol mais bonito do futebol feminino, Prêmio Marta.Homenagem merecida.

E por hoje é isso…Uma excelente semana para todos e até a próxima…