Byte Papo: comprei um celular novo. E agora?

É sempre uma alegria. Aquele momento pelo qual você tanto esperou, enquanto tentava (em vão) acessar o Instagram ou enviar ao menos uma foto via Whatsapp pelo seu atual celular, que a essa altura já estava esfarelando nas mãos: O momento de comprar um novo aparelho. Você relutou, quis economizar, mas não teve jeito. Chegou a hora de dar adeus ao modelo antigo e se aventurar em um novo smartphone.

A coisa mais satisfatória a se fazer assim que a caixa se abre: remover a película que vem com o aparelho (Foto: Shutterstock)

Muitos ligam direto o celular na tomada, outros correm para instalar o máximo de aplicativos possíveis. Dentre as infinitas possibilidades que os novos modelos oferecem, uma pergunta sempre “paira no ar” ao comprarmos um novo celular: o que fazer para extrair o melhor do aparelho e garantir o melhor uso, sem prejudicar aquele que acabou de chegar e ainda está na primeira (de muitas) prestações?

O Byte Papo conversou nessa semana com o Marcos Abraão e o Adelson Xavier, técnicos especialistas que trabalham com reparos de celulares há 15 anos em Montes Claros, e traz 10 dicas sobre o que fazer (e o que NÃO fazer) com seu aparelho em mãos. Vamos lá?

10 – “Devo colocar para carregar 12 horas”? Não!

Esse era um passo fundamental a qualquer um que comprasse um novo aparelho: carregar por 12 horas o celular para que a bateria não “viciasse”. Quem não enfrentasse esse ritual era defenestrado das rodas de conversas e ficava fadado ao escárnio eterno dos amigos. “Na verdade, as novas baterias são feitas de lítio, que não têm essa necessidade. Basta verificar a carga que veio junto do aparelho e completar para utilizar em sua carga máxima”, disse Marcos. O ideal é, também, colocar o aparelho para carregar sempre quando a bateria mostrar entre 10 e 15%, de acordo com orientação do manual de cada fabricante, além de não utilizar carregadores com má qualidade.

Adicionar um número direto à sua conta Google poupa frases do tipo “perdi todos os contatos, me chame para que eu possa te adicionar novamente” no status (Foto: Reprodução/Android)

09 – Vincular os contatos à agenda do Google

Parece óbvio aos mais experientes. Ainda assim, nós do BP já vimos várias vezes acontecer: alguém que perde ou tem o celular roubado e aparece com a seguinte frase: “perdi todos os meus contatos!”. Acredite: ainda hoje existem pessoas que salvam os contatos diretamente no chip presente no aparelho. A dica de ouro é: sempre salve seus contatos dentro de sua conta do Google – sabe aquela que você precisou fazer para habilitar seu aparelho Android? É só adicionar um novo contato e, ao escolher onde salvar, escolha o e-mail que você cadastrou de início: desta forma, sempre que você habilitar novamente esse e-mail em um novo celular, os contatos aparecem automaticamente para você como em um passe de mágica. Legal, né?

08 – Proteja sua privacidade e seu telefone

Previna o uso não autorizado do seu telefone (e de seus dados) utilizando alguns recursos imprescindíveis nos tempos atuais, como tela de trava de segurança (alguns celulares oferecem proteção via digital ou reconhecimento facial). Registrar um PIN (e se lembrar dele) é outro fator de segurança, além de nunca salvar dados pessoais em aplicativos de banco – a gente sabe que é chato demais ter que digitar agência e conta toda hora, mas isso previne de uso não autorizado em caso de perda ou roubo do aparelho. Para redes sociais, o ideal é habilitar a autenticação de dois fatores: um bom aplicativo para isso é o Google Authenticator, que protege suas redes sociais, e-mail e até conta do videogame.

A imagem é bonitinha, mas pode ser prejudicial (Foto: Reprodução/Depositphotos)

07 – Gosta de levar o celular para o banho? Cuidado!

Cantar Sandy & Junior dentro do banheiro, sem que ninguém soubesse, alcançou um novo nível com a chegada dos smartphones. A moda agora é levar o aparelho para dentro do banheiro para fazer verdadeiros shows enquanto toma aquele banho quente. Cuidado! Isso pode prejudicar o celular. “O vapor constante pode se infiltrar no aparelho e oxidar a placa do celular. Muitos clientes dizem que o telefone nunca caiu dentro d’água, mas quando a gente vai fazer a manutenção percebe o nível de oxidação típico de quem leva o smartphone para o banheiro”, alerta Marcos.

06 – Nunca jogue (ou utilize) o aparelho com o carregador conectado

Essa é uma dica para os pais que, desde muito cedo, permitem que as crianças e jovens façam uso de aparelho celular: “nunca utilize ou deixe que o telefone seja usado enquanto carrega: existe o risco de uma sobrecarga na rede de energia, que pode entrar em casa e causar uma descarga de corrente elétrica, que pode levar à morte.”. Ainda segundo Marcos, tal prática pode danificar a base de carregamento do celular. Cuidado!

O técnico Marcos Abraão é
especialista há 15 anos
em reparos de celular
(Foto: Reprodução)

05 – Cuidado ao carregar o celular

Um dos pontos mais importantes a seguir, segundo os técnicos Marcos e Adelson, é quanto ao carregamento correto do aparelho celular. “É preciso tomar cuidado em não carregar o aparelho em cima de sofá, perto de cortinas ou pior: embaixo do travesseiro e dormindo. O aparelho pode se danificar e, por algum motivo, aquecer e causar um incêndio e graves ferimentos”. Outro ponto importante é a forma de acondicionar os carregadores: nunca é recomendado enrolar o cabo na base do carregador, o que pode ocasionar na quebra do fio. “O ideal é guarda-lo solto em uma gaveta”, completam.

03 – Utilize os comandos de voz

É sempre engraçado ver alguém, no meio da rua, gritando “OK Google”, ou conversando com um robô em casa de nome “Alexa”. Porém, os comandos de voz presentes nos aparelhos facilitam e ajudam a organizar o dia-a-dia de maneira extremamente eficaz. Quer definir um novo alarme para estender aquela soneca, ou fazer uma lista de compras que será enviada direto para o seu celular? Esses e vários outros recursos estão presentes através dos comandos de voz. Não se acanhe!

02 – Limpe a sujeira entre o aparelho e a capinha

É fácil esquecer a manutenção preventiva que podemos fazer em nossos aparelhos, e limpar o celular de forma ideal previne dores de cabeça futuras. A sujeira que se acumula entre o aparelho e a capa de proteção, por exemplo, pode trazer futuros riscos que surgem com o acúmulo da poeira.

01 – Não borrife álcool!

Em tempos de pandemia, precisamos nos cuidar a todo momento. Manter tudo que temos contato devidamente desinfectados é um fator primordial atualmente, mas é preciso ter alguns cuidados. Nunca borrife álcool diretamente no seu celular: a umidade pode entrar no aparelho e estragar a tela. “O ideal é colocar o álcool em uma flanela e, aí sim, passar levemente no aparelho”, completa Marcos. Falou e disse!

Vai de Retro!

Confessa: você jogou MUITO isso na infância mas não lembrava o nome (Foto: Reprodução)

 E já que o tema são celulares, hoje no quadro Vai de Retro! vamos lembrar de um game que marcou a infância de muitos: Space Impact.

Extremamente simples e divertido, Space Impact era um shooter (ou “jogo de navinha”) que trouxe felicidade aos donos de Nokia no começo dos anos 2000. O objetivo era atirar em tudo que vinha pela tela (inclusive em chefes, inovação pros games de celular da época), num um game de ação lateral, enquanto enfrentava os maiores monstros espaciais com tiros e bombas. A gente era feliz e não sabia!

O Vai de Retro! é um podcast de humor sobre games antigos, e pode ser ouvido <Aqui> ou pelo Spotify, Amazon Music, Google Podcasts e outros agregadores.