O Portal Web Terra teve acesso, nesta sexta-feira (10), a imagens do dia 3 de dezembro, onde um homem, de 51 anos, agride pessoas, no Centro de Salinas, Norte de Minas.
Segundo informações da Polícia Militar, na data em questão, eles estavam em patrulhamento quando foram solicitados a comparecer na região central da cidade onde, segundo populares, havia um indivíduo bastante transtornado agredindo os transeuntes que cruzassem seu caminho.
Ao averiguar imagens de câmeras de vigilância nos comércios, os militares perceberam que se tratava do Nelson Gonçalves dos Santos, conhecido popularmente como ‘Nelson Cabelo’, morador de rua, portador de transtornos mentais e que, frequentemente, ameaçava as pessoas com facas, foices e machados.
Os militares receberam a denúncia, por volta de 11h30, de um senhor, de 64 anos, que alegou que passava pela Rua Mendo Correa, quando o autor passou por ele e, de repente, deu um forte soco em seu rosto, que o fez cair no chão, causando um sangramento e pequeno corte na região da sobrancelha e escoriações nos braços por causa da queda.
A vítima recusou atendimento médico, pois era do seu conhecimento a incapacidade mental de Nelson. Ele disse que solicitou a policia, porque temia que pudesse ocorrer o mesmo com outras pessoas.
Em seguida, foi identificado também nas imagens, que o morador de rua agrediu da mesma forma, com um soco no rosto, uma mulher que passava por uma calçada, fato presenciado por várias pessoas. Ela não solicitou a PM para registrar o caso e as testemunhas que viram o fato não souberam informar de quem se tratava.
Os militares fizeram rastreamento para localizar o autor das agressões. Ele foi encontrado, abordado e imobilizado na própria Rua Mendo Correa, local onde ocorreram os fatos. Ainda, de acordo os policiais, ele estava bastante exaltado, sendo necessário leva-lo ao Hospital Municipal de Salinas, para que recebesse o atendimento cabível.
No deslocamento, foi feito contato com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade e duas profissionais da unidade especializada compareceram ao hospital, onde foram informadas sobre a situação de vulnerabilidade social e perigo que Nelson apresentava para a sociedade, uma vez que ficava constantemente agressivo e ameaçava pedestres.
O fato foi encaminhado para a delegacia para que as devidas providências fossem tomadas.