Cientistas descobrem motivo de siso nascer na idade adulta

Os últimos molares ou dentes do siso são conhecidos por representar um rito de passagem, onde o seu nascimento indica que a pessoa está começando a ter mais juízo ou ficar mais sábia. 

Mas ele tem intrigado os cientistas nos últimos anos, pois até agora não fazia sentido os dentes do ciso demoraram tanto para nascer. Sendo que eles só surgem na idade adulta quando toda arcada dentária já está formada.

Por conta deste fator um grupo de cientista da Universidade do Arizona nos Estados Unidos resolveram pesquisar mais a fundo. crânio de diversas primatas foram analisados. A antropóloga e autora principal Halszaka  Glowaka com ajuda de Gary Schwartz um  dpaleantropólogoo Instituto de Origens Humanas da Universidade do Arizona reuniram juntos exemplos de crânios de primatas para comparar seu desenvolvimento e assim buscar uma conclusão. 

Eles pegaram esses crânios e transformaram os dentes e ossos de 21  primatas em modelos 3D para visualizar melhor o desenvolvimento. Dessa forma eles descobriram que o tempo de nascimento dos nossos últimos molares está relacionado ao delicado equilíbrio da biomecânica no crescimento dos nossos crânios. 

Humanos possuem um crânio com crescimento lento 

O crescimento de todo o nosso crânio ocorre de forma mais lenta se comparado a outros primatas, o que faz com que o rosto humano ser mais curto e não tenha espaço suficiente para desenvolver os dentes do ciso quando ainda são os jovens. A estrutura necessária para que os últimos molares nascem só ocorre quando há estrutura facial já está madura e tem espaço suficiente para comportar mais dentes. 

Se os dentes do siso nascer  antes pode prejudicar as mandíbulas porque os últimos os últimos molares funcionam em conjunto e precisam operar em perfeita sincronia pois eles enviam um certo grau de força em alguns pontos para que possamos morder e mastigar em informação essa força enviada pelos últimos molares podem ser prejudicial para o desenvolvimento.

O nascimento dos dentes do siso em outros primatas

 O estudo também comparou um tempo de formação em outros primatas para ver a diferença entre eles e o homo sapiens. Nos humanos o crescimento dos dentes um se dá em três idades principais, aos 6,12,e  18 anos de idade. Já em primataso crescimento dos dentes se dá nas idades de 3, 6 e 12 anos. O babuíno amarelo tem seus dentes do siso pronto, com 7 anos. 

Enquanto o macaco rhesus possui toda a dentição formada aos seis anos de idade. No caso dele, o desenvolvimento do crânio do espaço para suportar todos os dentes é relativamente mais curto. Esse estudo publicado no vai ajudar os paleantropólogos a compreender melhor a evolução de nossas mandíbulas únicas e assim trazer mais contribuições para a ciência. 

Segundo a cientista Halszaka  Glowaka estudo fornece uma nova lente poderosa através da qual ligações muito conhecidas entre o desenvolvimento dentário, o crescimento do crânio e os perfis na maturacionais podem ser visualizados.

[Com informações de Socientifica]