Falhas em redes sociais agora poderão ser registrados na plataforma consumidor.gov

Todo mundo em algum momento da vida já passou por um estresse ao usar as redes sociais, seja a instabilidades, erros, conteúdo excluído sem justificativas, vazamento de dados ou até mesmo golpes via Facebook, WhatsApp ou Instagram. Por essas circunstâncias, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), divulgou que a partir de agora , todas as queixas poderão ser registrados na plataforma consumidor.gov. A medida foi publicada nesta semana na portaria nº 12 de 2021.

De acordo com o levantamento feito pela Senacon, que é vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, as  queixas de usuários de redes sociais aumentaram 300% no período de janeiro a julho deste ano. Entre as principais reclamações estão o registro de perfis falsos utilizando dados pessoais, o compartilhamento de dados não autorizados e a cobrança por produtos e serviços não solicitados.

Segundo Lilian Brandão, diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, o usuário tem um prazo para registrar a solicitação.

“O consumidor acessa, confere o registro da empresa. Ele então faz a reclamação e a empresa tem um prazo de 30 dias para se manifestar. Esse canal é importante e traz uma taxa de resolução de conflitos de quase 80% dos casos”, explica.

Dados

Atualmente estima-se que existem 150 milhões de usuários de redes sociais no Brasil – o que equivale a 70% da população, as informações são da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Prejuízos

O Facebook, Instagram e o Whatsapp apresentaram na última semana, uma instabilidade de mais de 6 horas, o que inviabilizou diversos negócios, já que as plataformas são usadas como meio de operação de inúmeros usuários.

A Nasdaq – a bolsa de valores dedicada ao mercado de tecnologia – foi afetada pela falha, e as ações das gigantes das redes sociais chegaram a acumular perdas de US$ 50 bilhões.

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pela Funorte, Leila tem uma sólida trajetória na comunicação, com vasta experiência em diversos veículos de imprensa. Atualmente, faz parte da equipe do Portal Webterra, onde se destaca pela entrega de informações precisas e relevantes, sempre comprometida com a qualidade e a integridade jornalística.