Todo mundo em algum momento da vida já passou por um estresse ao usar as redes sociais, seja a instabilidades, erros, conteúdo excluído sem justificativas, vazamento de dados ou até mesmo golpes via Facebook, WhatsApp ou Instagram. Por essas circunstâncias, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), divulgou que a partir de agora , todas as queixas poderão ser registrados na plataforma consumidor.gov. A medida foi publicada nesta semana na portaria nº 12 de 2021.
De acordo com o levantamento feito pela Senacon, que é vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, as queixas de usuários de redes sociais aumentaram 300% no período de janeiro a julho deste ano. Entre as principais reclamações estão o registro de perfis falsos utilizando dados pessoais, o compartilhamento de dados não autorizados e a cobrança por produtos e serviços não solicitados.
Segundo Lilian Brandão, diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, o usuário tem um prazo para registrar a solicitação.
“O consumidor acessa, confere o registro da empresa. Ele então faz a reclamação e a empresa tem um prazo de 30 dias para se manifestar. Esse canal é importante e traz uma taxa de resolução de conflitos de quase 80% dos casos”, explica.
Dados
Atualmente estima-se que existem 150 milhões de usuários de redes sociais no Brasil – o que equivale a 70% da população, as informações são da Secretaria-Geral da Presidência da República.
Prejuízos
O Facebook, Instagram e o Whatsapp apresentaram na última semana, uma instabilidade de mais de 6 horas, o que inviabilizou diversos negócios, já que as plataformas são usadas como meio de operação de inúmeros usuários.
A Nasdaq – a bolsa de valores dedicada ao mercado de tecnologia – foi afetada pela falha, e as ações das gigantes das redes sociais chegaram a acumular perdas de US$ 50 bilhões.