Bases de Segurança Comunitárias comemoram 03 anos de implantação em Montes Claros

Em comemoração aos três anos de implantação das Bases de Segurança Comunitárias na cidade de Montes Claros, A 11ª RPM lançou na manhã desta segunda-feira, 20, a Operação Segurança Cidadã. De acordo com a Polícia Militar, Ao longo de toda essa semana serão desencadeadas operações preventivas e intensificadas ações de aproximação com a comunidade, bem […]
Foto: Solenidade da Operação Segurança Cidadã

Em comemoração aos três anos de implantação das Bases de Segurança Comunitárias na cidade de Montes Claros, A 11ª RPM lançou na manhã desta segunda-feira, 20, a Operação Segurança Cidadã. De acordo com a Polícia Militar, Ao longo de toda essa semana serão desencadeadas operações preventivas e intensificadas ações de aproximação com a comunidade, bem como visitas comunitárias a estabelecimentos e residências.

Foto: Mauricio Lucco / WebTerra

Atualmente o Estado tem mais de 200 bases que seguem esta modalidade de policiamento com uma viatura do tipo van, contando com estrutura para atendimento do cidadão e complemento com motocicletas para o policiamento nas imediações. Em Montes Claros são 12, distribuídas em pontos estratégicos na área do 10º e 50° batalhões. A polícia ressaltou que a escolha dos locais se fez devido aos índices elevados de criminalidade nas regiões. Em hackeamento periodicamente atualizado, os indicadores mostram que o número de registros de ocorrências em relação aos crimes diminuíram junto à comunidade atendida.

Foto: Tenente Coronel Guilherme Antunes Machado

O Tenente-Coronel Guilherme Antunes Machado, o qual representou o Comandante da 11ª RPM, Coronel Wanderlúcio Ferraz dos Santos. Em seu discurso, o Tenente-Coronel Guilherme destacou a importância das Bases de Segurança Comunitária, instaladas em pontos estratégicos da cidade, como forma de aproximação com a comunidade, que traz como resultado o aumento real da sensação de segurança para moradores e comerciantes.


“A operação tem como objetivo melhorar a sensação de segurança destacando o serviço da Base de Segurança Comunitária, que defende uma abordagem multidisciplinar, para fazer frente à natureza multicausal da violência, na qual políticas públicas são implementadas de forma integrada, com foco na prevenção à violência”, ressalta.

Ainda segundo o Tenente-Coronal, em agosto de 2017 foi implantada a primeira etapa de instalação das Bases de Segurança Comunitária em cada um dos 86 setores de policiamento da capital mineira. “A estratégia de contribuir para melhorar a sensação de segurança no estado foi tão positiva que, a partir de 2018, houve a expansão do serviço contemplando outros municípios: Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Ibirité Vespasiano, Nova Lima, Uberlândia, Juiz de Fora, Montes Claros e Uberaba. Na 11ª RPM, temos um total de 13 BSCs, 12 dessas em Montes Claros e uma na sede do 51º BPM, em Janaúba, implementada em 2019”, diz o Tenente.

Ao final da cerimônia, houve o lançamento oficial da Operação Segurança Cidadã na cidade, onde todas as equipes das BSCs saíram em comboio pelas ruas da cidade.

Foto: Bolo que uma comerciante presentou os militares em forma de agradecimento pelos serviços prestados a região que ela reside.
Leila Santos
Graduada em Jornalismo pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas – Funorte, Leila tem ampla experiência na comunicação, atuando como editora-chefe de redação, além de passagens por Tv assessorias de imprensa, agências de publicidade e jornais online. Atualmente, integra a equipe do Portal Webterra, onde alia expertise e compromisso para entregar conteúdos precisos e relevantes. Leitora voraz e engajada em causas sociais, Leila mantém seu trabalho guiado pela ética e excelência jornalística.