Bases de Segurança Comunitárias comemoram 03 anos de implantação em Montes Claros

Foto: Solenidade da Operação Segurança Cidadã

Em comemoração aos três anos de implantação das Bases de Segurança Comunitárias na cidade de Montes Claros, A 11ª RPM lançou na manhã desta segunda-feira, 20, a Operação Segurança Cidadã. De acordo com a Polícia Militar, Ao longo de toda essa semana serão desencadeadas operações preventivas e intensificadas ações de aproximação com a comunidade, bem como visitas comunitárias a estabelecimentos e residências.

Foto: Mauricio Lucco / WebTerra

Atualmente o Estado tem mais de 200 bases que seguem esta modalidade de policiamento com uma viatura do tipo van, contando com estrutura para atendimento do cidadão e complemento com motocicletas para o policiamento nas imediações. Em Montes Claros são 12, distribuídas em pontos estratégicos na área do 10º e 50° batalhões. A polícia ressaltou que a escolha dos locais se fez devido aos índices elevados de criminalidade nas regiões. Em hackeamento periodicamente atualizado, os indicadores mostram que o número de registros de ocorrências em relação aos crimes diminuíram junto à comunidade atendida.

Foto: Tenente Coronel Guilherme Antunes Machado

O Tenente-Coronel Guilherme Antunes Machado, o qual representou o Comandante da 11ª RPM, Coronel Wanderlúcio Ferraz dos Santos. Em seu discurso, o Tenente-Coronel Guilherme destacou a importância das Bases de Segurança Comunitária, instaladas em pontos estratégicos da cidade, como forma de aproximação com a comunidade, que traz como resultado o aumento real da sensação de segurança para moradores e comerciantes.

“A operação tem como objetivo melhorar a sensação de segurança destacando o serviço da Base de Segurança Comunitária, que defende uma abordagem multidisciplinar, para fazer frente à natureza multicausal da violência, na qual políticas públicas são implementadas de forma integrada, com foco na prevenção à violência”, ressalta.

Ainda segundo o Tenente-Coronal, em agosto de 2017 foi implantada a primeira etapa de instalação das Bases de Segurança Comunitária em cada um dos 86 setores de policiamento da capital mineira. “A estratégia de contribuir para melhorar a sensação de segurança no estado foi tão positiva que, a partir de 2018, houve a expansão do serviço contemplando outros municípios: Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Ibirité Vespasiano, Nova Lima, Uberlândia, Juiz de Fora, Montes Claros e Uberaba. Na 11ª RPM, temos um total de 13 BSCs, 12 dessas em Montes Claros e uma na sede do 51º BPM, em Janaúba, implementada em 2019”, diz o Tenente.

Ao final da cerimônia, houve o lançamento oficial da Operação Segurança Cidadã na cidade, onde todas as equipes das BSCs saíram em comboio pelas ruas da cidade.

Foto: Bolo que uma comerciante presentou os militares em forma de agradecimento pelos serviços prestados a região que ela reside.
Leila Santos
Graduada em Jornalismo pela Funorte, Leila tem uma sólida trajetória na comunicação, com vasta experiência em diversos veículos de imprensa. Atualmente, faz parte da equipe do Portal Webterra, onde se destaca pela entrega de informações precisas e relevantes, sempre comprometida com a qualidade e a integridade jornalística.