Setembro verde: ações de conscientização à doação de órgãos são realizadas em Montes Claros

Setembro Verde é uma campanha realizada anualmente durante todo o mês de setembro com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos, além de ampliar o conhecimento das pessoas em relação ao transplante, já que muitas dúvidas ainda existem sobre o assunto.

Atualmente há cerca de 30 mil pessoas aguardando na fila por uma doação e o esclarecimento da população sobre o impacto deste ato em prol do próximo, pode ajudar e salvar muitas vidas. De acordo com dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o número de doadores de órgãos caiu 26% no Brasil em 2021 devido à pandemia de Covid-19. Os procedimentos mais afetados foram os de pulmão (62%), rim (34%), coração (34%) e fígado (28%).

Em Montes Claros, o Hospital Santa Casa , por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação (CIHDOTT), realizará atividades lúdicas voltadas para o público interno, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, que envolvem uma exposição, um musical e ainda um “quiz” sobre o assunto.

Para a médica e coordenadora da CIHDOTT, Dra. Maria Fernanda Freitas Figueiredo, a principal missão do “Setembro Verde” é esclarecer e incentivar as pessoas a manifestarem para seus familiares sobre a intenção de serem doadoras. “Este projeto visa sensibilizar colaboradores sobre a importância de autorizar a doação de órgãos e também, ganhar tempo na corrida pela vida e pelo bem-estar”, conta Maria Fernanda.

Referência

A Santa Casa de Montes Claros é referência na área de transplantes de medula óssea, tecido musculoesquelético, córnea, fígado e rins em todo o Norte de Minas. No primeiro semestre de 2020, foi o segundo hospital no estado em número de realização de transplantes de rim e fígado.

De acordo com dados da CIHDOTT, entre os meses de janeiro a junho de 2020, a instituição obteve 20 captações de múltiplos órgãos. Destes, foram disponibilizados 14 fígados, 29 rins, 3 corações e 21 córneas para o Sistema Nacional de Transplantes.

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pela Funorte, Leila tem uma sólida trajetória na comunicação, com vasta experiência em diversos veículos de imprensa. Atualmente, faz parte da equipe do Portal Webterra, onde se destaca pela entrega de informações precisas e relevantes, sempre comprometida com a qualidade e a integridade jornalística.