Aproximadamente cem prefeitos se reuniram na manhã desta sexta-feira, 27, em uma reunião no auditório do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS , para tratar assuntos relacionados ao desenvolvimento sustentável para os municípios do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. Durante o encontro, foram abordados temas relevantes, como, o aeroporto de cargas de Jaíba, o Porto Seco, em Montes Claros, criação do “Centro Norte Mineiro e Vale do Jequitinhonha de Convivência com a Seca“, a ser lotado dentro do CIMAMS; Hospital do Trauma e Urgência e Emergência da Santa Casa de Montes Claros, que se encontra em um estágio avançado para a sua implementação, em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais; duplicações da BR-251, no trecho de Montes Claros a BR-116; da BR-135, no trecho de Curvelo a Montes Claros; ampla reforma da BR-367 entre o trecho de Diamantina e a Divisa com a Bahia; anel rodoviário de Montes Claros; estrada Januária à Brasília; barragens de Berizal, Jequitaí e Congonhas, entre outras.
Foto: Senador Carlos Viana
O senador Carlos Viana disse que o encontro é uma oportunidade de ampliar o debate com os gestores municipais na implantação de políticas públicas, com envolvimento das duas regiões da parte Norte do Estado. Elogiou a mobilização feita pelo CIMAMS e pela resposta positiva dos quase 100 prefeitos, em querer participar do encontro.
“Esse espaço é importante para ouvir as demandas e apoiá-los no que for necessário para que possamos seguir investindo no desenvolvimento destas cidades. Os recursos estão chegando. Vamos debater a forma de usar esses investimentos mais rápido e seguro para que a população possa vencer os anos de atraso e abandono que tiveram nos últimos anos”, disse o senador Carlos Viana.
Para o secretário-executivo, Luiz Lobo, o encontro foi necessário, para as autoridades buscarem em conjunto soluções para as crises presentes na região.“O evento é impar, já que com a chegada da pandemia, este é o primeiro momento em que os prefeitos estão podendo se encontrar, se conhecer. Esta é a oportunidade de aproveitarmos para discutir uma proposta de agenda e desenvolvimento para a região, principalmente neste momento de crise que estamos vivendo e com a alta da inflação, fora a questão da crise hídrica, a falta da água está batendo em nossas portas. Juntos buscaremos soluções para o enfrentamento dessa crise social, econômica, e principalmente ambiental da nossa região”, diz o secretário.
Foto: Deputado federal Marcelo Freitas
O deputado federal, Marcelo Freitas, diz que eventos como este, é de extrema relevância, pois aproxima os municípios do governo federal e estadual. “Compreendemos a grandeza de eventos como este, na medida em que, com o auxilio dos deputados estaduais e do governo federal, por intermédio da bancada composta por deputados e senadores, é possível compreender as demandas e as reais necessidades dos municípios e acima de tudo, buscar atender junto ao governo de estado e federal”.
Foto: Deputado estadual Gil Pereira
De acordo com o deputado estadual, Gil Pereira, nossa região estar construindo as maiores plantas de energia solar do mundo e temos muito potencial para irmos cada vez mais longe. “ Nós estamos construindo as maiores plantas de energia solar do mundo, já temos pronta a de Pirapora , a maior da América latina, na cidade de Janaúba está sendo construída outra, em Jaíba está sendo construída também . No norte de Minas existem mais de 300 plantas, o que equivale a mais de 600 milhões de reais implantados. Realmente temos que munirmos para gerar emprego, energia e ter água para a população”, afirma Gil.
Foto: Presidente do CIMAMS, Walmir Moraes de Sá, durante a reunião de hoje.
Segundo o presidente do CIMAMS, Walmir Moraes de Sá, prefeito de Patis, disse que o convite ao senador Carlos Viana foi uma homenagem pelo trabalho que o parlamentar faz pela região, trazendo muitos benefícios, como por exemplo, a viabilização da construção da Barragem de Jequitaí, Gorutuba, entre outras. “Carlos Viana tem ajudado muito as regiões do Norte de Minas e os Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Ele está sempre presente. Nunca na história de Minas Gerais um senador visitou tanto essas regiões carentes como o senador tem feito. Além de visitar, o senador traz recursos para o desenvolvimento”, comenta Walmir Moraes.