Clientes de banco reclamam de demora e aglomeração nas filas

Em todo país, quem precisa ir ao banco, tem se queixado da demora no atendimento e aglomeração nas filas do lado externo das unidades. Em Montes Claros, a situação não é diferente, pessoas que precisam realizar algum serviço na agência do Banco do Brasil, localizado na rua Gonçalves Figueira, no Centro, têm enfrentado um tempo de espera muito grande, como mostra algumas imagens  enviadas a redação do Portal Web Terra.

Foto: Fila de espera virando a esquina da agência do Banco do Brasil em Montes Claros

Ainda de acordo com os usuários dos serviços, as filas gigantescas nas portas das agências bancárias chamam cada vez mais atenção. Em tempos de pandemia, o que mais impressiona são os idosos e outras pessoas do grupo de risco da covid-19, misturado com os demais. Para André Freire, cliente do BB, o maior desafio é realmente aguardar a distribuição de senhas pelo lado de fora, exposto ao sol. Ele esperou aproximadamente 3 horas para receber atendimento.

“Sabemos que Montes Claros é bastante conhecida pelo seu sol muito forte e calor intenso. E este horário bancário das 11 ás 15 horas é torturante. No meu caso, eu usei  aquela proteção solar, quebra sol para painel de carro para me cobrir, foi uma situação até cômica, mas sem esse assessório eu teria pegado uma insolação fácil. Outras pessoas que estavam lá se protegeram com guarda-chuva, sombrinha e até mesmo chapéu”, conta André.

Segundo o cliente, os funcionários não têm culpa nenhuma da situação, pelo contrário estavam dispostos em ajudar a todo tempo, ele acredita que o problema seja relacionado à organização.

“Foi notória a boa intenção dos funcionários, eles estavam em um corre-corre grande para pegar os idosos e colocar para dentro da agência, com o objetivo de adiantar as demandas prioritárias, eles faziam o melhor que podiam. Acredito que o maior e principal problema, seja a organização! Este sistema de senha automática e eletrônica pelo aplicativo, funcionava muito bem, quando a gente chegava no horário agendado à agência, o atendimento era rápido e muito eficiente, mas infelizmente o app estava fora do ar”, desabafa.

Outra situação que os clientes acreditam que possam impactar o tempo de espera nas filas é o atendimento com poucos funcionários. A equipe do Web Terra ouviu outras pessoas que também aguardavam  na fila elas contaram que no 2º andar da agência,  metade das mesas não tinha um gerente disponível para atender, o quadro de profissionais estava reduzido.

Entramos em contato com a assessoria de comunicação do Banco do Brasil para averiguar as informações e fomos informados que, desde março/2020, quando decretada à pandemia do coronavírus, as dependências adotaram atendimento contingenciado, inclusive com a limitação do horário de abertura ao público. Desde então, algumas unidades passaram por redução no quadro de funcionários para o atendimento presencial, por se enquadrarem ou coabitar com pessoas definidas em grupo de risco para o coronavírus.

“O BB busca continuamente a melhoria na jornada e experiência do cliente, por meio da oferta de soluções ágeis e resolutivas no atendimento. Os bancos recomendam fortemente aos seus clientes que, durante o período da pandemia do coronavírus, busquem atendimento pelos canais digitais. O atendimento remoto no BB pode ser acessado por meio de suas diversas soluções digitais, como o Aplicativo BB (smartphone) e o portal do BB na internet (bb.com.br), além do WhatsApp (61) 4004-0001, da Central de Atendimento BB (0800-729-0001) e pelas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin). Recomenda-se, ainda, o uso dos cartões de débito/crédito nas operações de pagamento”, diz trecho da nota.

O banco destacou ainda que, além das cinco agências BB localizadas em Montes Claros, os clientes também contam com o atendimento presencial por meio dos Correspondentes Mais BB, onde é possível realizar transações como pagamento de títulos, convênios, tributos e consultas de saldo/extrato. Adicionalmente, também é possível realizar serviços como saques em dinheiro, pagamentos e consultas de saldo/extrato por meio da rede de terminais de autoatendimento Banco24Horas.

Lei nº 14.235 de 2002

O povo do Estado de Minas Gerais, por seus representantes, aprovou, e eu, em seu nome, nos termos do § 8º do art. 70 da Constituição do Estado de Minas Gerais, promulgo a seguinte Lei: Art. 1º Fica o estabelecimento bancário obrigado a atender o cliente no prazo de quinze minutos contados do momento em que ele entrar na fila de atendimento.

Procon orienta

O diretor do Procon de Montes Claros, Alexandre Braga, informou que a fiscalização do tempo de espera nos bancos faz parte das atividades realizadas rotineiramente pela Seção de Fiscalização. Ocorre que em virtude da pandemia outras regras de distanciamento foram criadas, o que, na prática, inviabiliza o cumprimento por parte dos fornecedores do tempo máximo de 15 minutos de espera, previsto na legislação municipal.

“Em casos de reclamações por parte de usuários, determinamos à Seção de Fiscalização que realize diligências nas agências, a fim de identificar os motivos que ocasionaram as filas e, havendo qualquer infração, que sejam aplicadas as penalidades cabíveis”, ressaltou o diretor.

Febraban- Federação Brasileira de Bancos

A Febraban- Federação Brasileira de Bancos – recomenda que as pessoas façam serviços bancários pelos canais digitais disponibilizados pelos bancos: aplicativo de celular e internet, pelo atendimento telefônico e nos caixas eletrônicos, além dos correspondentes, que são as casas lotéricas, agências dos Correios e redes de supermercados.

De acordo com dados da Febraban, atualmente, 67% das transações financeiras são feitas on-line. A Federação explica que a utilização desses canais garante que aqueles que precisam de serviços presenciais tenham acesso de maneira mais segura, sem aglomerações nas agências. Cada banco tem adotado estratégias próprias para organizar as filas dentro e fora de suas unidades.

Operações como saques, transferências, depósitos, pagamentos de contas, emissão de cheques, bloqueio e desbloqueio de cartão, solicitações de empréstimos e até resgates de investimento. Tudo isso pode ser feito sem precisar ir a uma agência.

A orientação é evitar resolver assuntos de banco presencialmente, mas se for preciso ir até uma agência, é importante tomar os cuidados que a gente já sabe: máscara, álcool 70% nas mãos e manter distanciamento social.

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pela Funorte, Leila tem uma sólida trajetória na comunicação, com vasta experiência em diversos veículos de imprensa. Atualmente, faz parte da equipe do Portal Webterra, onde se destaca pela entrega de informações precisas e relevantes, sempre comprometida com a qualidade e a integridade jornalística.