Colesterol alto: o cuidado começa ainda na infância

O colesterol alto é um problema presente na vida de muitas pessoas, e identificar esse mal desde cedo reduz a chance de, na vida adulta, desenvolver doenças cardiovasculares, líderes em mortalidade no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença no coração e aproximadamente 400 mil morrem por ano em decorrência dessas enfermidades.

Durante todo ano, no dia 8 de agosto, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, para abordar a importância do diagnóstico e tratamento precoces da doença.

É de extrema importância buscar ajuda de profissionais, como endocrinologista, psicóloga, nutricionista e assim tratar o problema desde cedo, quando necessário. De acordo com a nutricionista, Ana Paula dos Santos, algumas mudanças simples na rotina, evitam o surgimento da doença.

“É muito importante diminuímos o consumo de açúcares, gorduras, ultraprocessados. Para se evitar problemas de saúde, temos que incluir mais legumes, frutas e verduras em nossa alimentação. Com esses cuidados, você terá consequentemente, maior bem-estar e qualidade de vida”, afirma a profissional.

Sobre a doença

O colesterol alto geralmente não causa sintomas. Por isso, a indicação é que o primeiro exame de perfil lipídico seja realizado entre os 9 e 11 anos. Já em crianças com doenças crônicas, obesidade, assim como naquelas com histórico familiar de doença cardiovascular, a recomendação é que os testes sejam feitos aos 2 anos. O apoio familiar também é fundamental para que essas mudanças ocorram da melhor forma, inserindo uma dieta alimentar saudável e a prática regular de atividade física.  Caso as medidas não surtirem efeito, o acompanhamento com endocrinologista para intensificação do tratamento e/ou uso de medicamentos é fundamental.

Evitar níveis de colesterol alto em crianças

– Consultar o pediatra e realizar exames de rotina frequentemente.

– Conhecer o histórico da família e incentivar bons hábitos entre todos.

– Praticar atividades físicas regularmente.

– Consumir alimentos saudáveis, como frutas, verduras, carnes brancas, óleos vegetais e grãos integrais.

– Evitar alimentos processados, como biscoitos, salgadinhos, margarinas, sorvetes e refrigerantes.

– Cuidar da saúde mental, praticando atividades prazerosas.

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pela Funorte, Leila tem uma sólida trajetória na comunicação, com vasta experiência em diversos veículos de imprensa. Atualmente, faz parte da equipe do Portal Webterra, onde se destaca pela entrega de informações precisas e relevantes, sempre comprometida com a qualidade e a integridade jornalística.