Foto: Sebrae / Divulgação
De acordo com o SEBRAE, as micro e pequenas empresas (MPE), bateram recorde de contratações no estado de Minas Gerais nos últimos nove anos. Fazendo um balanço no total de 120.818 vagas que foram oferecidas, e os desligamentos de colaboradores, Minas se destaca no segundo lugar do ranking nacional na geração de empregos no primeiro semestre de 2021, ficando atrás apenas da capital paulista onde o total de oportunidades bateu o recorde de 250.749.
Os pequenos negócios representam um total de 65% das oportunidades, esses dados foram apurados pelo Sebrae Minas junto com o Cadastro Geral de empregos e desempregados (CAGED). O superintendente do Sebrae Minas Afonso Maria Rocha, destaca a importância dos números, “O segmento mostra uma recuperação muito expressiva em relação ao mesmo semestre do ano passado, quando amargou 83 mil vagas encerradas a mais em relação às abertas. Tivemos um crescimento de 245% no saldo de empregos em relação ao mesmo período de 2020”.
No total de admissões e demissões as MPE ficaram em primeiro lugar com 43.554, em seguida o Comércio (27.228), logo depois a Indústria (25.630), Construção Civil (18.818) e Agropecuária (5.568); esse saldo positivo representa a confiança dos empresários em suas atividades o que contribui para resultados cada vez mais satisfatórios.
Texto por: Maurício Lucco