Pequenos negócios batem recorde de contratações no 1º semestre em Minas

Padaria Santa Tereza, a mais antiga de São Paulo, localizada na praça Doutor João Mendes.
Foto: Sebrae / Divulgação

De acordo com o SEBRAE, as micro e pequenas empresas (MPE), bateram recorde de contratações no estado de Minas Gerais nos últimos nove anos. Fazendo um balanço no total de 120.818 vagas que foram oferecidas, e os desligamentos de colaboradores, Minas se destaca no segundo lugar do ranking nacional na geração de empregos no primeiro semestre de 2021, ficando atrás apenas da capital paulista onde o total de oportunidades bateu o recorde de 250.749.

Os pequenos negócios representam um total de 65% das oportunidades, esses dados foram apurados pelo Sebrae Minas junto com o Cadastro Geral de empregos e desempregados (CAGED). O superintendente do Sebrae Minas Afonso Maria Rocha, destaca a importância dos números, “O segmento mostra uma recuperação muito expressiva em relação ao mesmo semestre do ano passado, quando amargou 83 mil vagas encerradas a mais em relação às abertas. Tivemos um crescimento de 245% no saldo de empregos em relação ao mesmo período de 2020”.

No total de admissões e demissões as MPE ficaram em primeiro lugar com 43.554, em seguida o Comércio (27.228), logo depois a Indústria (25.630), Construção Civil (18.818) e Agropecuária (5.568); esse saldo positivo representa a confiança dos empresários em suas atividades o que contribui para resultados cada vez mais satisfatórios.

Texto por: Maurício Lucco

 

 

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pela Funorte, Leila tem uma sólida trajetória na comunicação, com vasta experiência em diversos veículos de imprensa. Atualmente, faz parte da equipe do Portal Webterra, onde se destaca pela entrega de informações precisas e relevantes, sempre comprometida com a qualidade e a integridade jornalística.